Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Cientistas conseguem colocar memórias falsas em ratos

A ideia de implantar memórias no cérebro fez parte da ficção científica por muito tempo (quem não lembra de "Inception" e "Brilho eterno de uma mente sem lembranças"?) Agora isso será possível. A técnica pode ajudar no tratamento de fobias e traumas (e fazer você esquecer aquele(a) ex, ou roubar os planos de uma empresa).

Para produzir memórias falsas, os cientistas desenvolveram um vírus benigno que se infiltra nas celulas cerebrais e produz uma proteína que estimula a parte responsável pelas memórias. Eles injetaram o vírus em uma parte do cérebro chamada hipocampo, onde são guardadas as memórias do dia a dia, as chamadas memórias episódicas. Baseado nas pesquisas dos cientistas, ao iluminar certa área do hipocampo com luz, o vírus é direcionado pra ela, assim, sendo possível selecionar quais memórias você quer criar ou apagar. Pra iluminar tais células, os cientistas colocaram fibra ótica no cérebro do rato.

Depois eles colocaram o rato em uma caixa, que vamos chamar de A, por 10 minutos, onde ele poderia se mover livremente. No outro dia, colocaram o rato em uma caixa B, e iluminaram a fibra ótica, ao mesmo tempo que o rato levava um choque no pé. Os resultados estão pra sair, e se der certo, ao iluminarem essa fibra ótica quando o rato estiver na caixa A, ele vai "esquecer" dos choques (como a memória estará associada à luz, o cérebro vai entender que a situação em que a luz era relacionada com algo ruim nunca existiu).



Fonte: Discovery Channel

Comente com o Facebook: