Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Como responder as 33 perguntas mais feitas em entrevistas de emprego

Grande parte do público do blog está entrando no mercado de trabalho agora, ou pretende entrar. Com base nisso, elaboramos um tutorial de como responder as 35 perguntas mais feitas em entrevistas de emprego (por isso o título. sagaz, não é mesmo?). Vamos a elas:



1- "Fale sobre você mesmo" - É óbvio que você não pode responder "ah, sempre que eu vou tomar banho tem bosta na minha cueca". Sua resposta deve se ater ao que você faz no trabalho. Não minta, mas fale só sobre você profissionalmente.

2- "Qual é o seu trabalho dos sonhos?" - Nunca especifique essa resposta. Fale que seu trabalho dos sonhos é onde você tenha um bom relacionamento com os companheiros. Falar "rockstar" ou "bombeiro" não vai te ajudar.

3- "Porque você saiu do seu último emprego?" - Nesse caso, a única resposta que você pode dar é "estou em busca de novas experiências". Não conte que você mandou seu ex-chefe tomar no cu na frente de todo mundo, pega mal.


4- "Quais são as suas fraquezas/defeitos?" - Uma pergunta perigosa, muita gente se fode nessa. Não diga que você tira suas unhas dos pés com a boca, ou que se masturba vendo vídeos de zoofilia. O ideal é apontar defeitos que na verdade são qualidades, exemplo: "eu demoro muito pra me arrumar, então coloco o despertador pra 2 horas antes do horário de trabalho, haha".

5- "Quais são suas forças?" - Quanto mais você ofertar, mais demanda você terá, nesse caso. Aponte todas as suas forças, vá preparado pra essa pergunta. Lembrando: não minta.

6- "O que você sabe sobre a empresa/ sobre o trabalho que fazemos?" - Muitas chances dessa pergunta ser feita. Faça uma pesquisa antes, e nada de decorar a frase bonitinha que tem no site. Veja quais são os objetivos deles, e o que eles querem passar pro público. 

7- "Por que devemos te contratar?" - Faça um balanço entre porque você precisa do trabalho, ou seja, a experiência que a empresa pode te fornecer, e porque a empresa precisa de você. Nunca compare você com outros candidatos. E nada de imitar o Sílvio Santos como atributo positivo.

8- "Você se considera uma pessoa com sucesso/ bem-sucedida?" - Diga que sim. Aponte suas conquistas (não do xbox) até agora. 

9- "Por que você ficou tanto tempo sem trabalhar?" - O entrevistador vai perguntar isso se, de fato, você ficou muito tempo sem trabalhar desde o seu último emprego. Nesse caso, se você ficou em casa batendo punheta e assistindo "Trato feito" no History Channel, minta. Diga que usou esse período pra aprender mais e aperfeiçoar suas habilidades, ou pra fazer freelances. 

10- "O que seus antigos colegas de trabalho falavam sobre você?" - Diga alguns elogios que você recebia (ou não) de seus colegas. Cuidado pra não parecer exagerado, exemplo: "nossa, eles falavam que eu era um Deus, todo mundo chupava meu pau".

11- "Por quanto tempo você pretende trabalhar conosco?" - Não diga "6 meses" nem "40 anos". Diga que pretende ficar enquanto as duas partes estiverem satisfeitas. É o suficiente.

12- "Você não acha que é qualificado demais pra esse trabalho?" - Convença-o de que você é a pessoa certa. Nada de "sim, eu sou muito foda". Apenas diga que você pode fazer muito nesse cargo, e pode aprender muito também.

13- "Você sabe trabalhar em equipe?" - "Sim" é a resposta obrigatória pra essa pergunta, a não ser que a entrevista seja pra você doar esperma. Nesse caso responda "não" ou saia correndo. Fale sobre casos (até na faculdade mesmo) que envolvam você e o sucesso com o trabalho de equipe. "Mas como assim?" - Fale como você motivou seu grupo de TCC da faculdade, ou qualquer merda, quando todos estavam quase desistindo, qualquer merda assim, apenas prove que você sabe trabalhar em equipe. Isso é essencial.

14- "Que filosofias você traz para o trabalho?" - Nada de Niilismo, ou letras do Pink Floyd. Diga seus valores básicos (respeito, confiança, blábláblá), e a energia que você pode trazer pra equipe.

15- "Qual posição você prefere em um trabalho de equipe?" - Ele não está falando de uma suruba, cuidado. Diga que você percebe em você mesmo uma capacidade de liderança, mas se dá bem em qualquer cargo.

16- "O que te irrita em colegas de trabalho?" - Diga que você consegue lidar com qualquer tipo de pessoa, tudo depende da perspectiva em que você encara um problema. "Odeio evangélicos" ou respostas do gênero provavelmente vão fazer com que você perca a vaga.

17- "Por que você acha que vai ter um bom desempenho nesse trabalho?" - De novo, volte pra suas forças, mas não seja repetitivo, fale de outra maneira. 

18- "O que é mais importante pra você: o trabalho ou o dinheiro?" - Nem um, nem outro. Diga que o dinheiro é importante, mas que a satisfação com o trabalho também é, e que deve haver um equilíbrio na importância dos dois. Uma cagada muito grande é responder que o dinheiro não é importante. Mentira óbvia.

19- "O que o seu supervisor dizia sobre você?" - Exemplifique usando situações em que levaram o supervisor a atribuir um adjetivo pra você, não comece a falar adjetivos soltos.

20- "Você consegue trabalhar sob pressão?" - Cuidado com essas perguntas-pegadinha. Diga como trabalhar sobre pressão te leva a alcançar os melhores resultados.

21- "Como você pretende compensar sua falta de experiência?" - Fale que você adquiriu muita experiência extra-curricular com trabalhos informais, ou na faculdade/escola, ou trabalhos de graduação. 

22- "O que te motiva a dar o seu melhor no trabalho?" - Se você responder "o salário", mande seu endereço pra mim pra eu te mandar uma bomba, e impedir que você reproduza. Responda algo como a experiência profissional que bons resultados podem te dar, bem como disciplina e o bom ambiente de trabalho.

23- "Quando você estará satisfeito com os seus resultados nesse cargo?" - A melhor resposta, sem dúvidas, é: "Quando eu, além de estar qualitativa e quantitativamente satisfeito com meus resultados, ultrapassar minhas metas".

24- "Você está disposto a colocar os interesses da empresa acima dos seus?" - Sim. Isso é um teste pra ver o quão longe você vai pra se integrar aos objetivos da companhia. "Sim total". Não, brincadeira.

25- "Que qualidades você espera de um chefe?" - Nunca diga coisas específicas demais, ou lisonjeiras. Lembre-se que não é um concurso de poesia. Adjetivos genéricos como "Competente", "justo" e "encorajador" bastam.

26- "Como você se vê daqui 5 anos?" - Diga algo que se encaixe com o objetivo da empresa, e aja como se você fosse uma pessoa de visão. Fale que você se vê como alguém sempre buscando novas metas após alcançar as anteriores, etc.

27- "O que você aprendeu dos seus erros?" - Fale rápido sobre seus erros, foque mais nas lições que você aprendeu.

28- "Se você estivesse contratando alguém pra esse cargo, que tipo de pessoa você iria procurar?" - Mescle o que a empresa está procurando com os seus atributos, de forma consistente. Sempre justifique o que você falar. Não fale "alguém loiro" caso você seja loiro, e assim por diante.

29- "Você tem alguma pergunta pra mim?" - Já prepare perguntas que você realmente tenha dúvidas antes da entrevista. Deixe claro que você entendeu todas as respostas dadas, e sem brincadeirinhas do tipo "TEM CAFÉ? HEHEHEHEUHWUHEWUBRBEVUBR".

30- "Por que você acha que será bem-sucedido nesse trabalho?" - Diga que o que as habilidades necessárias, bem como o que a empresa espera do empregado encaixam com sua performance. De novo, nada de "sou foda".

31- "O que você acha da última empresa que você trabalhou?" - Diga que ela foi importante para o seu crescimento, mas não é o certo para o "seu eu" do presente. Nunca fale nada negativo dela, nem coisas que soem como "confidenciais", como "meu chefe era meio bicha". Essa pergunta é um teste pra ver o que você vai falar deles depois que sair desse cargo, caso seja contratado.

32- "Como você lida com críticas?" - Fale sobre como elas são importantes para o aperfeiçoamento de suas habilidades. Diga que você nunca leva nada pro lado pessoal, que sabe separar bem o "profissonal" disso, e que entende bem as intenções de atitudes mais agressivas para/com você.

33- "Quais são suas atividades e interesses fora do trabalho?" - Liste os seus hobbies, como tocar violão, ler livros, cinema, qualquer coisa, e diga como eles te ajudam a melhorar suas habilidades de "n" maneiras.

Agora vai lá conseguir essa porra dessa vaga, seu desempregado do caralho.

Comente com o Facebook: