Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Entenda como funciona o processo pra se viciar em uma droga

Muito se discute sobre o grau de vício de diferentes drogas, dependendo do caso, pra justificar sua proibição ou legalização. Em muitos casos, não acredito que fatores que correspondem estritamente à parte física do corpo expliquem o que desencadeia o vício em uma droga. A análise dos números crus entre viciados e não-viciados podem levar a conclusões totalmente errada. Lembre-se: Estudos científicos são o terreno onde desenvolvem-se as conclusões, e não as conclusões em si, como toda a comunidade científica e adolescentes que recentemente descobriram argumentos contra a pseudo-religião de seus pais pensam.

Creio que é o seu estado de espírito (aqui no sentido figurado da palavra) é que possa explicar o que desencadeia um vício. Viktor Frankl, criador da logoterapia, fala das doenças noogênicas, as "doenças de espírito", ou a doença da "falta de um significado". Um sintoma comum entre essas doenças é a busca incessante por sensações. A neurose noogênica acomete quase todo mundo que se perdeu de um sentido. Veja como é comum pessoas que odeiam o mundo, culpam tudo por todos, falam que a humanidade é um lixo, etc. Esse é um ódio da pessoa pra ela mesma, canalizado na coisa que sempre acolhe ela: a humanidade. É o que acontece, por exemplo, quando o jovem se vê nas primeiras disputas de "poder" na escola, tentando se encaixar no grupo de populares e humilhar o grupo dos excluídos. Geralmente, esses jovens não conseguem sucesso em sua empreitada, e sempre se enxergam como deslocados e humilhados pela não aceitação no grupo pretendido. Mas certa neurose o impede de descarregar esse ódio que ele sente por não ter sido aceito no grupo que não o aceitou, então o ódio recai, em uma linha de raciocínio que impressiona por sua imbecilidade, nos pais. Os pais que sempre o acolheram e deram tudo o que podiam pra ele serão os alvos de seu ódio. 

Muito das doenças, vícios e crimes são decorrentes desse tipo de doença, ignorada, porque ao que tudo indica, todos os que estão doentes enxergam na cura a sua maior inimiga.











Comente com o Facebook: