Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

10 fungos mais mortais que a própria morte

Esse post é pra fechar nossa série de coisas mais mortais que a própria morte. No final do post você encontrará o link pros outros, e nos outros você também vai encontrar o link pros outros. Dessa vez você verá coisas do reino fungi das quais você não gostaria nem de chegar perto. Vamos lá:

Amanita Muscaria 


Esse é o cogumelo mais icônico de todos, presente em contos de fadas e em jogos de encanadores. Os agentes tóxicos presentes nesse cogumelo se chamam muscimol e ácido ibotênico. Eles atuam no sistema nervoso, causando perda da coordenação motora, alternância entre agitação extrema e sonolência, náuseas e, em alguns casos, alucinações. Os efeitos batem em uma hora. Pode acontecer de você morrer, mas não são tão comuns os casos. Mesmo assim, figura em décimo na nossa lista.

Begônia-asa-de-anjo


Normalmente esse cogumelo é achado no hemisfério sul. Ele se chama assim por dois motivos: 1) Ele se parece com uma asa de anjo. 2) Se você comer, as chances de você ir voando direto pro céu são muito boas. Os agentes tóxicos presentes nesse fungo ainda não são muito bem compreendidos, mas sabe-se que é uma espécie de aminoácido que mata células cerebrais. Ainda é possível que esse fungo tenha em sua composição o cianeto. 

Lepiota Brunneoincarnata


Esse cogumelo contém uma amatoxina (um subgrupo composto de 8 toxinas). Esse tipo de toxina pode destruir o seu fígado, e é responsável por 80% das mortes causadas por fungos. A taxa de fatalidade ao comer esse cogumelo é de 50%, mas se você buscar tratamento, essas chances caem pra 10%. Os primeiros sintomas são gases e besteirinhas, o que leva a pessoa a acreditar que o cogumelo "caiu mal". Aí depois ela morre porque o fígado para de funcionar.

Podostroma Cornu-damae


Alguns apelidam esse cogumelo bizarro e que parece aquela coisa que sua mãe esconde no armário de "cogumelo radioativo". Isso porque os sintomas, causados por uma micotoxina do grupo dos micotecenos (se quiser saber mais sobre isso, pesquise, não vou dar aula de micotoxinas), não são nada agradáveis. Seu fígado, rins e cérebro vão começar a falhar. A pele do rosto e seu cabelo vão começar a cair. Suas células sanguíneas vão começar a morrer. Aí...adivinha: você morre.

Conocybe Filaris


Você pode encontrar esse desgraçado facilmente no nordeste dos EUA. Ele também tem uma daquelas amatoxinas que destroem o seu fígado. O problema é que muitas pessoas acham ele bonito e levam pros seus jardins. Muitas morrer porque têm a brilhante ideia de colocar ele na salada, ou qualquer cagada assim.

Cortinarius Rubellus


Orelanina. Esse é o nome da substância que vai te matar se você resolver colocar esse negócio na boca. Ela tem traços de arsênico e não tem antídoto. Os sintomas se assemelham ao da gripe, e vão durar uns sete dias. Seu rim falha e você morre, sem nem saber que estava envenenado.

Galerina marginata


Ela também tem amatoxina, como outros dois fungos aqui, mas em dose mais concentrada. É uma bomba pro rim.

 Gyromitra esculenta


Essa coisa nojenta que parece um cérebro mascado pode ser encontrada na Escandinávia e no leste europeu. Ele é uma iguaria por lá. Ué, mas ele não está numa lista de fungos mais mortais que a própria morte? Mas ele é. Se não for cozinhado do jeito certo, causará uma morte bem desagradável. Sua toxina, a giromitrina, Essa toxina vai afetar seu fígado, depois seu sistema nervoso, e quem sabe o rim. Sintomas como vômito e diarreia aparecerão em horas. Depois vem a enxaqueca, os tremiliques, o coma e a morte.

Anjo-destruidor-europeu


Coma e morra. Eles contém largas doses de amatoxinas e são responsáveis por boa parcela de mortes causadas por fungos. Os sintomas iniciais incluem delírios, convulsões, diarreia e vômito. Mas no momento em que os sintomas começam, provavelmente as toxinas já fizeram dano irreversível ao rim. Nesse ponto, a única chance de sobreviver é um transplante.

Amanita phalloides


Eles são achados embaixo de troncos de florestas europeias. De novo aqui a desgraçada é a amatoxina, só que nesse, mais concentrada ainda. Meio cogumelo desse é capaz de matar um homem adulto.

Veja o resto da série:

Comente com o Facebook: