Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Conheça 19 tribos ao redor do mundo com histórias interessantes

O mundo é tão diversificado que é impossível ter a consciência de todos os grupos, esteriótipos, personalidades ou tribos, por exemplo. Porém, quanto mais conhecemos o novo, pra nós, mais reunimos facetas da realidade que nos ajudam a compôr um todo, e isso vale pra tudo. Conheceremos aqui 19 tribos um tanto peculiares, e suas histórias.

Kazakh


Eles são descendentes de tribos turcas, mongóis e indo-arábicas que habitavam a região entre a Sibéria e o mar negro. Treinam águias, são semi-nômades (não vivem em lugar fixo, mas sempre ficam na mesma região) e vivem nas montanhas na região oeste da Mongólia desde o século 19.

Himba


Os Himbas são uma tribo de pessoas altas e esguias. Desde o século 16 eles vivem em assentamentos dispersos, mantendo um estilo de vida que sobreviveu a mortes e secas. A estrutura da tribo deles contribui pra que eles consigam sobreviver em um dos ambientes mais extremos do planeta.

Huli


Eles são os primeiros habitantes de Papua Nova Guiné, e acredita-se que chegaram lá há 45 mil anos (!!!!). Hoje, mais de 3 milhões de pessoas vivem na ilha, grande parte delas descendem dessa tribo.

Asaro


Essa tribo vive há mil anos em Papua Nova Guiné, sem ter conhecimento de outras tribos, na maioria das vezes. São um clã agrário que vive quase que isolado, sem ir pra longe de suas tribos, e só se encontraram com a civilização moderna na metade do século 20.

Kalam


A metade leste da Nova Guiné ganhou independência da Austrália em 1975, e aí Papua Nova Guiné nasceu. A população indígena de lá é uma das mais heterogêneas do mundo. Essa é uma das várias tribos de lá, e a terceira a aparecer aqui.

Goroka


Mais uma tribo de Papua Nova Guiné. Embora as vestimentas e rituais sejam bem diferentes, os estilos de vida das tribos de lá são quase iguais, nos moldes de um clã agrário.

Chukchi


Eles vivem na península de Chukotka, mas diferente de todas as outras tribos da Sibéria, nunca foram derrotados pelos russos. As tradições fortes dessas tribos mantiveram eles unidos durante o período da União Soviética, que destruiu quase todas as outras tribos da região.

Maori


A longa e intrigante história que conta as origens dos Maoris começa no século 13, na cidade mística Hawaiki, no leste da Polinésia. Eles se isolaram por séculos, e com isso criaram coisas únicas na arte, na linguagem e na mitologia.

Mustang


O reino de Lo é ligado intimamente com a religião, a cultura e a história do Tibete, mas politicamente é parte do Nepal. Agora, a cultura tibetana está desaparecendo: Eles são os últimos com uma cultura realmente tibetana. Até 1991, ninguém podia entrar no reino dos Mustangs, a não ser eles, é claro.

Gaúchos


Pois é, gaúcho não é só apelido pra quem vive no sul e fala como se tivesse colocado xilocaína na língua. Os gaúchos são cowboys coloridos que andavam de cavalo com cachorros na região do Sul do Brasil, Argentina e Uruguai. No século 18, quando o couro começou a valer muita grana, os gaúchos sobreviviam caçando bois e vacas clandestinamente.

Tsaatan


O nome deles significa "pessoas de rena". São a última tribo que sobreviveu criando renas. Existem apenas 44 famílias dessa tribo.

Samburu


Essa tribo vive no norte do Quênia, onde os sopés das montanhas dão no deserto. Eles chegaram no Quênia há 500 anos, e lentamente se movem pro sul. Eles são um tipo de nômade que mandam a geração posterior ir alguns quilômetros pra alguma direção, conquistando territórios assim.

Rabari


Por quase 1.000 anos, os Rabaris viveram vagando em um deserto que hoje é o oeste da Índia, e é onde vivem agora. Acredita-se que essa tribo, com uma fisionomia persa, tenha vindo do Irã há mais de 1.000 anos. 

Mursi


Essa tribo vive em uma área muito úmida, o que dificulta a agricultura. No centro da África, eles viviam de caça, e eram nômades. Porém, a instalação de parques nacionais de preservação põe em cheque a existência deles, já que em muitas áreas de caça eles não podem mais entrar.

Ladakhi


Ladakhi, além da tribo, se tornou o nome do lugar onde vivem, ao norte da Índia. Eles dividiram a cidade em duas: Uma muçulmana e outra budista. O folclore deles é tão antigo que data da era pré-budista.

Vanuatu


Eles estão nas ilhas Vutuatu desde 500 antes de cristo. O engraçado dessa região de ilhas de Papua Guiné é que cada uma tem uma tribo dominante e uma língua diferente. E são muitas ilhas.

Tibetanos 


A história do Tibete começa há 4.000 anos, mas mesmo assim, os quase 5.5 milhões de tibetanos biológicos que existem hoje sequer sabem das tradições. Os tibetanos são descendentes de tribos aborígenes e nômades de Qiang. 

Drokpa


Aproximadamente 2.500 Drokpas vivem em uma área que hoje é disputada pela Índia e pelo Paquistão. Eles vivem em três pequenas vilas do único lugar que tem solo fértil por lá.

Yali


Os Yalis, que vivem na indonésia, gostam de ser chamados de "Senhores da terra". Eles são os únicos que são considerados pigmeus, ou seja, com homens de no máximo 1,50 na tribo.

Comente com o Facebook: