Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

O significado das tatuagens no mundo do crime

Você com certeza já deve ter visto um cara meio estranho te olhando e ele tinha uma carpa tatuada na perna. Ou então, no carnaval, já viu alguém com um palhaço tatuado nas costas usando lança-perfume (se você não sabe identificar quando alguém tá usando lança-perfume, é só ver alguém balançando uma latinha de refrigerante). Eu já vi vários, e é óbvio, que quando você observa um padrão, alguma explicação ele tem. O capitão da polícia militar baiana Alden dos Santos estuda isso há 10 anos, e, recentemente, seu estudo foi concluído. Esse estudo gerou uma cartilha pra policiais do Brasil inteiro adotada como apoio pra investigações. O estudo completo você pode ver aqui. A seguir, os crimes e as tatuagens ligadas a elas:

Homicídio:



Chuck:


Diz no estudo que os portadores dessa tatuagem possuem um perfil violento e costumam ter várias passagens na prisão por homicídio e roubo. Pode indicar também associação com a facção Amigo dos amigos. Quando esse personagem vem acompanhado com uma arma, deve-se redobrar a atenção, pois indica "alta periculosidade", segundo o estudo.

Índia:


Bastante associada a matador de policiais e roubos. A índia significa a deusa da sedução, que usa de subterfúgios pra atrair as vítimas (cilada, sexo, traição) e as oferece como sacrifício ao anjo vingador. Muito utilizada por traficantes do Rio de Janeiro. O possuidor da índia possui perfil frio e violento.

Morte:


Muito encontrada em criminosos envolvidos com grupos de extermínio pra eliminar inimigos dentro e fora das prisões, e também em criminosos que julgam terem feito "justiça com as próprias mãos"

Jesus Cristo:


Essa tatuagem começou a ser usada por criminosos na Rússia, pra dizer que desde muito cedo tem a sua vida dedicada aos crimes, e/ou que foi condenado pelos homens, assim como Jesus. No Brasil, muitos usam pra se identificar como praticantes de homicídio ou latrocínio. Dependendo da parte do corpo que estiver localizada, pode ter significados diferentes. Nos braços, pernas e peito, significa latrocínio. Nas costas, proteção. Pode ser a imagem de Jesus, o nome dele, ou só suas iniciais.

Nossa Senhora de Aparecida:


Assim como a de Jesus Cristo, pode ter diferentes significados conforme a parte do corpo que contém  a tatuagem. Pode indicar proteção quando tatuada em tamanho pequeno no peito. Quando em tamanho grande nas costas, significa que o criminoso foi violentado ou violentou alguém na prisão. Pernas, braços, coxa e barriga indicam latrocínio.

Palhaço:


Indica roubo, formação de quadrilha, e morte de policiais. Os detalhes são importantes: Caso a tatuagem tenha lágrimas pretas, significa que amigos foram mortos por rivais, e caso sejam vermelhas, que foram mortos pela polícia. Se o palhaço tiver um dos olhos na mão, significa que o cara é olheiro ou gerente da boca. Pode vir acompanhado de caveiras, que indica a quantidade de policiais que foram mortos. Como você deve ter deduzido com seu cérebro brilhante, uma caveira pra cada policial.

Coringa:


Indica prática de roubo e morte de policiais. Os portadores dessa tatuagem são extremamente perigosos, quando essa significa algo do mundo do crime. Demonstram frieza e desprezo até pela própria vida. A maioria dos portadores dessa tatuagem parecem absorver as características ou tentar imitar o personagem. Normalmente não se entregam fácil e partem pro confronto.

Caveira:


É bastante comum entre matadores de policiais, e quem a usa é bastante respeitado no meio criminal. A caveira pode aparecer isolada ou inserida em outra tatuagem (ex.: O Chuck segurando uma caveira) A caveira é usada pela policia com um punhal vindo de cima pra baixo, indicando vitória sobre a morte. Os bandidos a usam pra indicar que não tem medo de morrer, e que vão lutar até a morte. A caveira sem punhal é usada por presos que cometeram homicídio.

Diabo: 


Pode indicar que a pessoa é matadora de aluguel ou que tem pacto com o diabo. É usada por quem tem o prazer de conviver com a morte e/ou por quem mata por gosto, principalmente os rivais. Também representa aquele que não sente remorso pelos seus crimes.

Pontos na mão:


Uso e tráfico de drogas:


Carpa/Cabeça de dragão:



A maioria dos portadores desse símbolo possuem passagem por tráfico de drogas e formação de quadrilha. A carpa subindo significa que o cara é um gerente. A carpa pra baixo ou a cabeça de dragão significa que o cara tem uma posição privilegiada no grupo. Se vier com outros elementos como o Yin Yang, fuzil ou escorpião, pode indicar ligação com o PCC.

Saci Pererê:


Símbolo criado pra identificar traficantes e/ou usuários de drogas. Geralmente é feito no braço ou na barriga. O possuidor dessa tatuagem, caso esteja ligado ao tráfico, é um dos responsáveis pela preparação e distribuição das drogas, ou responsável do "controle de qualidade das drogas".

Duende/gnomo:


Significa que o portador da tatuagem é responsável pelo tratamento das drogas, ou seja, pelo refino, empacotamento e teste de qualidade.

Bruxo/mago:


Segundo o estudo, "a maioria dos indivíduos suspeitos se mostravam extremamente habilidosos na prática de roubo à ônibus coletivos, lojas (principalmente as que possuem cofres e/ou caixas eletrônicos). Podem ser especialistas em armas e até mesmo explosivos. Adoram desafios".

Tatuagem punitiva


Geralmente são aplicadas a presos que cometeram estupro ou homossexuais. Podem fazer pintas no rosto ou tatuagens forçadas em um processo demorado e doloroso. Assim, o cara vai ser reconhecido quando andar pela prisão, e será tratado pelos outros como homossexual passivo, mesmo que não seja gay. Pra ver um exemplo de pinto tatuado a força, clique aqui.

Se você usar alguma das tatuagens em ter merecimento, isso é, sem ter feito nada que corresponda aos significados delas, será punido tendo sua tatuagem arrancada com estilete ou você pode ser até mesmo morto. Um criminoso sem tatuagem alguma não tem respeito na prisão. Ter um pinto tatuado significa "longos e terríveis anos como escravo sexual", segundo o estudo.

Amor só de mãe


Pode aparecer também só como um coração cortado por uma flecha. Ela tem os mesmos efeitos da tatuagem de pinto, caso não seja acompanhada por um nome. Quando acompanhada por um nome, significa um pedido de desculpas à mãe que o preso desapontou ao cometer crimes.

São Sebastião



Os homossexuais que estão presos tatuam o santo como proteção, e sabendo disso, presos que não são homossexuais tem São Sebastião tatuado a força, tendo assim, o mesmo efeito das tatuagens anteriores. São Sebastião é tido como o santo protetor dos homossexuais desde a idade média. Na biografia do santo, consta que ele era o soldado preferido do imperador Diocleciano, tido pelos historiadores como o mais abertamente homossexual imperador de Roma. O santo foi morto, segundo alguns autores, porque se recusou a fazer sexo com o imperador depois que se converteu ao cristianismo.

Serpente e arame farpado:


Elas são feitas a força em presos que deduraram alguém ou que são capazes de pilantragens pra conseguir coisas. Pra todos saberem que eles não são confiáveis, fazem essa tatuagem neles.

Lembrando que o estudo completo está aqui








Comente com o Facebook: