Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Falta de eletricidade na Venezuela causa crise econômica no jogo Runescape


A Venezuela está passando uma das maiores crises de sua história, se não é a maior, e os efeitos colaterais de crises dessa dimensão começam a ficar meio aleatórios em certo momento. Além da hiper-inflação, das névoas entenebrecidas do que se passa por de trás das cortinas do governo, de batalhas urbanas e de campanhas de desinformação, o país agora tem um novo inimigo: a falta de eletricidade. 

Muitas pessoas já morreram nos hospitais por conta disso, o que é muito triste, mas outro efeito colateral de tal problema causa mais estranheza do que tristeza por parte do leitor: uma crise econômica no jogo Runescape. A explicação por trás disso traz também uma das facetas do tamanho da desvalorização da moeda do povo venezuelano.


O gráfico acima mostra as vendas de Dragon Bones (ossos de dragão) no jogo. A queda brusca no final do gráfico é o momento em que a Venezuela começou a ter sua crise elétrica. Por que a Venezuela é tão importante no mercado desse item no jogo? Tal item é muito precioso no universo do Runescape, difícil de ser conseguido e usado pra criação de ótimas armas, armaduras, etc. Algumas pessoas vivem de conseguir esses Dragon Bones e vendê-los por moedas do jogo que por sua vez são vendidas por dólares. 


Acontece que a moeda do jogo está valendo muito mais que o dinheiro venezuelano, e por conta disso, muitos na Venezuela passaram a sustentar suas famílias jogando Runescape, a tal ponto que os principais vendedores de matéria-prima no jogo sejam venezuelanos. Isso fez com que o preço dos Dragon Bones subisse consideravelmente, e por conta disso, menos compras foram feitas, menos dinheiro girou no jogo e uma grande crise começou por lá. 

Isso mostra o tamanho da crise: vale mais pro venezuelano trabalhar vendendo itens de um joguinho do que trabalhar gerando bens pro país. Isso é bem estranho, mas bem triste ao mesmo tempo. Rezemos pra que o povo venezuelano deixe de ser refém das pessoas más que os cercam, seja lá quem forem.

Fonte: Game Byte