Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Dupla acaba presa após tentar usar o aplicativo TripAdvisor pra entrar no ISIS


Dois ingleses decidiram ir ajudar o Estado Islâmico (conhecido como ISIS) e foram pra Turquia com o intuito de passar pela fronteira Síria. Levaram itens de sobrevivência como purificadores de água e recarregadores com energia solar. Planejaram tudo, inclusive como passar ilegalmente pela fronteira. Safwaan Mansur e Hanzalah Patel, os dois com 22 anos, só cometeram um erro: planejaram a viagem no TripAdvisor.



 

As autoridades, por causa disso, descobriram o plano, já que seus parentes haviam colocado-os numa lista de desaparecidos, o que originou uma investigação. Eles foram presos em um hotel na Turquia, ficaram lá uma semana e foram deportados pra Inglaterra. O advogado de defesa alega que eles tinham sim um plano "idiota" de cruzar a fronteira mas não planejavam lutar ou participar de nenhum grupo terrorista. Os dois alegaram que saíram da Inglaterra, foram até a Turquia e partiram em direção à fronteira com a Síria porque queriam fazer um "acampamento inocente".

Safwaan disse que foi até a fronteira pra "dar uma olhada", como um turista. Após um julgamento de duas semanas, foram condenados a 15 anos de prisão por tentarem entrar em um grupo terrorista.

A notícia é do Guardian