Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

China passa a usar Inteligência Artificial pra aplicar multas e homem é autuado por coçar o rosto


Um homem de sobrenome Liu estava dirigindo em Jinan, na China, e ergueu a mão pra coçar o rosto enquanto passava por uma câmera de vigilância de trânsito. Então ele recebeu uma multa por correio. Ele perdeu 2 pontos da carteira e terá que pagar 50 yuan (aproximadamente 30 reais).



 

Após tentar resolver o problema por telefone, ele publicou a situação em sua rede social, reclamando da multa por coçar o rosto. As autoridades cancelaram a multa. Mas o que aconteceu?

É que a China está usando inteligência artificial pra multar motoristas, e enquanto elas não dominam o mundo, estão fazendo porcaria no Detran de lá. O sistema identificou a coçada como alguém falando no telefone, e foi essa a razão da multa.

Muitos não sabiam disso e com a situação um problema sobre privacidade surgiu. A China atualmente tem 170 milhões de câmeras de segurança com inteligência artificial, e planeja instalar mais 400 milhões até 2020. Os chineses trabalham pra instalar reconhecimento facial nas ditas 'inteligências', alegando que logo poderão reconhecer também o sexo, a raça e estimar a idade da pessoa.

Fonte: BBC