Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Notebook em isolamento com os seis vírus mais destrutivos da história está sendo leiloado


Está com dinheiro de sobra e bom-senso de menos? Essa é pra você. Um notebook da Samsung com os seis vírus de computador mais perigosos da história está sendo leiloado. O notebook foi isolado e "airgapped", ou seja, todos os seus drivers relativos à conexão com a internet foram removidos. Ele contém seis dos vírus mais destrutivos da história, que juntos causaram prejuízos estimados em 95 bilhões de dólares (389 bilhões de reais).

Não sei porque estão fazendo isso, se o correto é que esse computador seja jogado no mar dentro de uma caixa de ferro soldada. Um dos vírus que o computador contém é o ILOVEYOU:




 


Esse vírus deu as caras em 2000 nos e-mails de milhões de pessoas, disfarçado de uma carta de amor. Abri-lo faz com que os arquivos do seu computador comecem a ser deletados. O notebook contém os vírus SOBIG, que em 2003 bateu o recorde de infecções; O vírus MyDoom, que um ano depois bateu o recorde anterior; e também o Black Energy, que começou fazendo ataques DDos através de e-mails em 2007, evoluiu e causou um blackout na Ucrânia em dezembro de 2015.

O vírus Dark Tequila, que roubou milhões de informações bancárias em 2013 também está no notebook, bem como o Wannacry, que em 2017 infectou centenas de milhares de computadores em 150 países. O virus é um ramsonware, ou seja, ele bloqueia os seus arquivos até que um pagamento em Bitcoins seja feito.


Nos EUA é proibido vender malwares com propósitos comerciais, é claro, mas o notebook está sendo leiloado com "propósitos artísticos". O artista Guo O Dong e a empresa de Cyber Segurança Deep Instinct nomearam a obra como "a persistência do caos". Como o notebook foi alterado pra que nenhum arquivo possa sair dele, nem nenhuma conexão com a internet possa ser feita, o leilão foi permitido.

Fonte: PC Gamer