Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Barco do século XIX é restaurado por R$6,5 milhões e logo em seguida bate e afunda


6 adultos e 2 crianças saíram feridos depois do barco Elbe No 5 colidir com uma embarcação de containers, perto de Hamburgo, no norte da Alemanha. Todos os 43 passageiros foram resgatados graças a um barco de resgate que cuidava de outro caso ali perto.



 

"Se não estivéssemos nas proximidades, teriam havido mortes", disse o oficial dos bombeiros, Wilfried Sprekels. Porém, a equipe de resgate não conseguiu impedir que o barco afundasse.

A escuna de 37 metros, feita inteira de madeira, foi construída em 1883, com o intuito de guiar barcos grandes por lugares estreitos. Era o último modelo existente dessa geração de barcos. Em 1920 o Elbe No 5 foi vendido pra uma família de aventureiros dos EUA que usou a embarcação como uma casa flutuante. Em 2002 o barco volta pra casa e passa a ser alugado com propósitos turísticos.

Durante os últimos 9 meses o Elbe No 5 passou por uma profunda restauração. Inclusive, toda a sua madeira foi trocada por chapas novíssimas. A restauração custou 1.5 milhões de euros (aproximadamente 6,5 milhões de reais). Então chegou o grande dia pra que o Elbe, agora restaurado, pudesse levar turistas no norte da Alemanha em um passeio tradicional. Aí ele bateu e afundou.

Wolfgang Bentz, responsável pela restauração, lamentou o ocorrido: "não consegui dormir a noite inteira [do naufrágio]". Ele ainda tem esperanças de recuperar o barco, no entanto. "Ele é todo feito de madeira e já sofreu alguns danos antes". Vamos esperar que sim.

Fonte: The Guardian