Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Ilha da Noruega onde o Sol não se põe quer proibir horários e se tornar 1º lugar livre do tempo


Uma ilha da Noruega onde o Sol não se põe por 69 dias quer tornar os horários obsoletos e assim tornar o lugar o 1º do mundo a se livrar do tempo, de certo modo. A população do lugar, primeiro, precisa lidar com uma longa (bem longa) noite, pois o Sol não nasce entre Novembro e Janeiro, e depois tentam aproveitar ao máximo o longo dia que se segue, já que ele dura quase 3 meses.




Durante esse longo dia, todas as pessoas se esquecem da existência dos horários. Às 2 da manhã é comum você ver pessoas jogando bola na rua, fazendo faxina e coisas que só seriam normais durante o dia. Oras, mas não é de dia às 2 da manhã? Lá sim.

"É um dia constante, e nós agimos de acordo", Kjell Ove, que mora no lugar, disse. "Às duas da manhã, que muitos chamam de 'meio da noite', vemos crianças jogando bola, pessoas pintando suas casas ou cortando a grama, e adolescentes nadando na piscina. Pra nós, se nos livrarmos dos horários por lei, estamos apenas formalizando o que já vivemos há gerações".

Pode até parecer essas coisas de marketing viral, e o lugar até recebeu um boom de turismo depois do anúncio do projeto de lei, mas a população está levando o caso à sério. O Parlamento Norueguês já recebeu a petição do lugar, e estuda as implicações legais no caso da aprovação.

Inclusive está até rolando campanha política pela aprovação da lei, já com quase 200.000 visualizações no Facebook:


Sommaroy já é conhecida como o lugar que o tempo esqueceu, e agora eles querem esquecer o tempo. Inclusive existe uma tradição de deixar seu relógio de pulso na ponte que leva pra ilha, mais ou menos como aquela que fica na França onde você coloca um cadeado. É claro, envelhecemos e as coisas passam, mas que diferença faz o horário?

Fonte: The Guardian