Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Acredite: essas fotos estão em preto-e-branco. Só os risquinhos são coloridos

O sensível em ato encontra o sentido em ato, e produz o que na filosofia se chama de "fantasma". Como somos criaturas racionais, não basta que vejamos o que vemos, mas precisamos interpretar o que foi visto. Daí que dos fantasmas extraímos as espécies inteligíveis, e esse processo de extração se chama raciocínio. 

Porém, ao sentido foi conferida uma certa intuição para suprir o que a velocidade do raciocínio não consegue, como quando por "reflexo" nosso braço quase que sozinho se ergue pra defender um soco que veio de surpresa. Algo semelhante também ocorre com a visão. A prova é este efeito que pode ser obtido com linhas ou pontinhos com cores saturadas por cima de fotos em preto e branco.




O artista de mídia digita  Øyvind Kolås  fez essas linhas em diversas fotos em preto e branco pra conferirmos o efeito. Algumas pessoas que usam óculos só conseguiram perceber o efeito sensitivo depois de retirá-los.

E não é só uma curiosidade boba: tal efeito pode ser usado pra economizar tinta numa revista em quadrinhos feita com pouca verba, ou de animações, por exemplo. Em vídeo o resultado é bem interessante, como verá no final da publicação.