Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Autoridades da Malásia estão preocupadas com a "crise dos peixes gays"


O problema do momento na Malásia é o lixo tóxico que está sendo jogado aos montes nos rios do país. Um especialista emitiu um alerta ao governo depois de constatar uma nova ameaça. Um dos produtos químicos sendo jogados nos rios são os disruptores endócrinos (EDCs), que estão transformando os peixes em "gays" e "transexuais".



  

Isso segundo o expert em hidro-química, professor Ahmad Zaharin Aris. E não sem embasamento. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA, esses produtos químicos alteram o sistema endócrino dos animais, incluindo humanos, causando efeitos que incluem um risco maior de câncer e problemas reprodutivos em adultos.

Segundo o professor, esses mesmos componentes químicos estão no sistema de água pública do país. O sistema endócrino regula os hormônios, que são responsáveis, por exemplo, pelo crescimento e pela reprodução. Os EDCs são muito usados em desodorantes e produtos farmacêuticos.

Nos estudos que conduziu, constatou mudanças drásticas nos peixes que entraram em contato com tais produtos. "Os componentes alteraram a preferência sexual dos peixes, fazendo com que eles se sentissem atraídos por outros machos, ou fêmeas por outras fêmeas. Em essência, peixes gays e lésbicos", disse o professor em um seminário sobre poluição organizado pela Indústria Nacional da Água.

"Alguns peixes também estão nascendo com as genitálias opostas ao resto do corpo". O professor aconselha que não comamos desses peixes da Malásia. Esses produtos químicos também estão presentes nas chamadas "pílulas anticoncepcionais".

 Fonte: Today Online