Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Família presa em cachoeira manda mensagem dentro de garrafa e é resgatada


Um ato de desespero feito por um pai acabou sendo a porta para a salvação de sua família. Curtis Whitson foi acampar com sua mulher e o filho de 13 anos, uma comemoração diferente de dia dos pais.



 

Curtis já estava acostumado com o caminho, que sempre fazia, mas era a primeira vez em que levava o filho pra uma aventura dessas. Para descer de cima da cachoeira de 12 metros de altura, foi fixada por lá uma corda que auxilia na descida.

Porém, quando ele e sua família lá chegaram, a corda tinha arrebentado, e agora não tinha mais como descer. E também não tinha mais como voltar pelo caminho do qual vieram, já que envolvia descer de certas alturas, e descer é mais fácil do que subir.

Eles também notaram que os celulares não tinham sinal algum por lá. "Foi um pouco assustador", disse Curtis, "lembrávamos que não tínhamos visto nenhuma pessoa durante o passeio". O tempo passava e a angústia aumentava, afinal, se ficassem muito tempo ali poderiam morrer.

Querendo salvar a vida de sua mulher e de seu filho, Curtis tomou uma medida desesperada. Pegou um pedaço de papel que sua mulher trouxe para marcar a pontuação dos jogos de baralho que costumavam jogar, escreveu "HELP", colocou numa garrafinha e jogou pela cachoeira.

No bilhete, também escreveu "ESTAMOS PRESOS AQUI NA CACHOEIRA. CONSIGA AJUDA POR FAVOR", e colocou a data. Então ele disse aos seus familiares: "agora tudo o que nos resta é esperar".

Após algumas horas, por volta da meia-noite, o trio foi iluminado por um helicóptero, e uma voz de um alto-falante disse: "Aqui é a equipe de resgate - vocês foram achados. Fiquem aqui e viremos pela manhã buscá-los".

Acontece que a cerca de 300 metros dali, algumas pessoas que faziam uma trilha viram uma garrafa fechada boiando na água, e parecia ter algo dentro. Era o bilhete. Eles então entraram em contato com o serviço de emergência.

Sabendo da situação, o piloto de helicóptero Todd Brethour sabia também que estava muito escuro para uma extração ali, mas resolveu fazer um voo na área antes do término de seu turno. Usando óculos de visão noturna e tecnologia em infra-vermelho que detecta calor, ele conseguiu encontrar o trio.

Na manhã seguinte, eles foram salvos. Curtis, um autônomo de 44 anos, disse depois em entrevista: "fico impressionado como tudo encaixou perfeitamente. Quais são as chances?". Joe Kingman, o piloto que foi enviado na manhã seguinte, disse: "um monte de peças encaixaram perfeitamente pra essa turma".

Foram salvos, graças a Deus.

Fonte: Independent