Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Funcionários conectam servidores de uma usina nuclear à internet pra minerar Bitcoins e quase destroem o país


O Serviço Secreto da Ucrânia está investigando uma quebra de segurança horrenda no país. E como eu sei dessa investigação, esse serviço não é tão secreto assim. O que aconteceu? Um grupo de funcionários de uma usina nuclear ucraniana notou que os servidores da Intranet do lugar eram absurdamente poderosos.




Por que então não usá-los pra minerar Bitcoins? Afinal, quando mais potente a máquina, mais Bitcoins são mineradas. Imagine então minerar tais moedas com equipamentos bilionários de uma usina? Então os geniais funcionários conectaram a usina à internet.

Agora o serviço secreto precisa determinar se essa obra de arte permitiu com que hackers explorassem fraquezas ou obtivessem informações confidenciais sobre a estrutura da usina. Afinal, com as informações certas, um inimigo nacional facilmente explodiria o sul da Ucrânia se invadisse o sistema do local.

De acordo com as autoridades, o incidente ocorreu durante o mês de julho, na usina localizada em Yuzhnoukrainsk, no sul da Ucrânia. O serviço secreto não revelou como descobriu o esquema, mas sabemos que no dia 10 de julho eles invadiram a usina e recolheram computadores modificados para a mineração das cripto-moedas.

Fonte: ZD Net