Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Pesadelo infantil: dentistas removem 526 dentes de garotinho indiano de 7 anos


Dentistas indianos se surpreenderam após esse raríssimo caso que ocorreu com uma criança de 7 anos. O menino estava com um severo inchaço em sua mandíbula, e foi levado a um centro clínico odontológico.





"Nós nunca vimos tantos dentes de uma pessoa", disse Pratibha Ramani, dentista e chefe do Departamento de Patologia Oral e Maxilofacial do Colégio Odontológico Saveetha. Para verificar a causa do inchaço, os dentistas pediram um raio-x e descobriram uma estrutura "parecida com um saco" em sua mandíbula.



O fenômeno é conhecido como "odontoma", um tumor odontogênico. Então os dentistas optaram pela cirurgia. Os pais concordaram, mas o menino precisou de horas pra ser convencido. O odontoma foi pego em seus estágios iniciais. O procedimento levou 1 hora e meia, e necessitou de anestesia geral.



"Os dentes têm muitos tamanhos, variando entre 0.1mm e 1,5cm", disse um dos dentistas que participaram da operação. Após o verdadeiro pesadelo que o menino viveu, agora ele tem 21 dentes. O normal pra uma criança são 20. Pratibha Ramani aponta algumas possibilidades de causa: hereditária ou ambiental. Se for ambiental, ele desconfia que seja por conta da radiação das torres de celular. O Colégio encomendou um estudo pra verificar a hipótese.

Fonte: Science Alert