Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Cientistas descobrem cigarra "sharpshooter" que catapulta bolinhas de urina com o ânus a 720km/h


Cientistas descobriram uma cigarra que suga o líquido das plantas e elimina suas excreções de um modo impressionante. O bicho tem uma sede gigantesca, e suga o equivalente a 300 vezes o seu peso em líquido das plantas. E é claro, isso precisa ir pra algum lugar.



 

Conhecida como sharpshooter, algo como "atirador preciso", por conta de seus tiros líquidos, ela foi olhada mais de perto por um biofísico em um estudo. O cientista filmou a cigarra sharpshooter com câmeras com alta taxa de frames por segundo (fps), pra que pudesse ver a ação excretora do bicho em câmera-lenta e em alta qualidade. Se ele não fosse cientista, diríamos que era alguém muito entediado.

Notou ele então que a urina forma uma esfera perfeita em seu ânus, que é usado pra catapultar a esfera de urina a impressionantes 200m/s, ou 720km/h. Os resultados de seus estudos foram publicados no Encontro Anual da Sociedade de Biologia Integrativa e Comparativa.

Os pesquisadores resolveram então olhar ainda mais de perto, e usaram uma tomografia com raio-x pra ver direitinho esse mecanismo. Viram então que no ânus da cigarra existem como que dois "cabelos", que, "estalando", como os dedos estalam por fricção um no outro, ejetam o líquido nessa velocidade impressionante.

Agora, você acha que é uma descoberta inútil? Uma coisa curiosa, apenas? A descoberta poderá ajudar em grandes avanços tecnológicos no mercado de "micro-fluídos", área que começa a crescer agora, que visa manipular pequeniníssimas quantidades de fluídos, e que podem ajudar desde o mercado de biotecnologia até o avanço tecnológico do mercado de impressoras.


Fonte: ScienceMag