Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Cientistas ensinam ratos a brincar de esconde-esconde e eles fazem um *squeak* de alegria quando vencem


Michael Brecht, um neurocientista da Universidade de Humboldt, em Berlim, "trombou" com alguns vídeos de ratos brincando com os seus donos. Coisa das sugestões muitas vezes malucas do Youtube. Porém, isso despertou algo em Michael.




Esses donos, que aparecem em tais vídeos, notaram que os ratos gostam de jogos, incluindo esconde-esconde, o que chama a atenção, porque pra um rato, é um jogo bem complexo, com regras e tudo o mais.

Com a ajuda de seus colegas, Michael queria ver o que a neurociência poderia descobrir com isso. Construiu um campo cheio de obstáculos e paredinhas de papelão em uma área de 30 metros quadrados. Os ratos poderiam se esconder em diversos lugares, e a mulher que estava ensinando os ratos, Annika Stefanie, também.


Seis ratos foram selecionados pro experimento. Assim que Annika se escondia, uma caixa era aberta e libertava um rato. Quando ele a encontrava, recebia carinhos e coceguinhas e afagos. Depois, os papéis eram invertidos. Annika ficava ao lado da caixa que prendia os ratos. Quando ela abria, eles tinham que se esconder.

Em 2 semanas, 5 dos 6 ratos aprenderam as regras do esconde-esconde, tanto se escondendo como procurando. Annika saiu de cena, e eles continuaram seguindo as regras dentre eles. Um procurando e os outros se escondendo. 


Com o tempo eles elaboraram estratégias mais sofisticadas, alterando posições durante a procura. Segundo entrevista dada a CNN sobre o assunto, os ratos, quando vencem a partida, dão um gritinho de alegria, um *squeak* (espero que mentalize corretamente esse som).

Mas o que isso quer dizer? Os cientistas esperam fazer avanços pra descobrir como os jogos atuam na cognição. 


Fonte: CNN