Cadela está aprendendo a usar sistema de comandos de voz e já consegue formar frases
Muitos cachorros conseguem expressar, de um modo ou de outro, suas vontades. Quando estão com fome, por exemplo, costumam fazer certa coisa peculiar, afinal, a memória dos cães associa uma coisa a outra. E alguns outros conseguem obedecer a comandos de voz. Alguns aprendem a sentar, outros a ficar de pé, e muitas outras coisas.
Uma especialista em linguística e fala, percebendo isso, resolveu fazer um teste, ou melhor, um estudo, usando o seu cachorro de "cobaia". Christina Hunger, de 26 anos, desenvolveu um sistema de botões que, quando apertados, acionam uma palavra gravada, associada aos botões. Ela começou então a treinar Stella, sua cadela de um ano e meio, a usar os botões.
Com os treinos, Stella já consegue formar frases primitivas, como "cansada brincar dormir", no momento em que está esbaforida após buscar a bolinha diversas vezes e quer tirar uma soneca.
Mais exemplos: um dia, Stella começou a chorar na porta da casa, e andar pra lá e pra cá, impaciente. Christina logo pensou que ela queria ir no quintal, fazer suas necessidades. Então Stella foi até o sistema de botões e apertou três deles: "quero" "Jake" e "vem". Ficou na porta até que o noivo de Christina, Jake, chegasse em casa, e então ela correu e apertou o botão "feliz".
"Constantemente entrou em choque e fico maravilhada. Todo dia ela 'diz' algo mais impressionante do que o que foi dito no dia anterior", disse ela à revista People.
Nesse vídeo, publicado no Instagram, Stella joga a bolinha no dispositivo e aperta quatro botões: "Feliz"; "Bola"; "Quero"; "Lá fora". A dócil e esperta cadela começou a ser ensinada aos 8 meses, e agora, 10 meses depois, reconhece 29 palavras e consegue formar frases com até cinco. A especialista em linguística, que atualmente trabalha com crianças de 2 anos, diz que o modo como Stella formula frases é bem parecido com o das crianças com que trabalha.
O próximo vídeo é perfeito, pois creio que é o que todo cachorro quer que saibamos quando late pra algo que viu na rua. Latindo, Stella aperta o botão "lá fora". A dona diz: "você viu algo lá fora, mas vamos ficar aqui dentro". Então Stella aperta repetidas vezes: "olha", "olha", "olha" e segura o botão "olhaolhaolhaolhaolha". Depois da insistência, aperta dois botões: "vem" "lá fora". Está aí algo que o meu apertaria com veemência toda vez em que o caminhão de coleta de lixo passa.
Fonte: Revista People