Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Cientistas criam chifre de rinoceronte falso que será infiltrado no mercado-negro para destruí-lo por dentro


A luta contra a caça ilegal de animais chegou em um novo nível. Os caçadores ganham uma grana absurda vendendo chifres de rinoceronte (que muitas vezes passam da casa dos milhões de dólares), e as instituições de segurança pública não conseguem segurar o tranco contra eles, seja por causa da corrupção, seja por causa da falta de investimentos no setor.




Porém, um grupo de cientistas desenvolveu um plano que promete implodir por completo o mercado-negro de chifres de rinoceronte. Eles desenvolveram um chifre de rinoceronte-falso, feito a partir da crina de cavalos. Segundo os cientistas, não tem como distinguir o falso do original, e, espalhando milhares desses chifres pelo mercado-negro, logo as pessoas ficarão com medo de comprar um chifre por um valor altíssimo, os preços vão cair e não valerá mais a pena o risco da caça ilegal.

O professor Fritz Vollrath, co-autor do plano feito pela Universidade de Oxford, disse em entrevista: "os economistas dizem que se você colocar um substituto no mercado, os preços tendem a cair", explicando a premissa do plano.

Eles publicaram um paper na revista científica Nature, detalhando como o chifre foi feito. Se você é do meio científico e sabe inglês, será interessante pra você. Se o plano der certo, o mercado-negro vai ser completamente implodido sem violência alguma.

Fonte: Guardian