Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

SÍNDROME DA BELA ADORMECIDA: Moça de 17 anos tem doença que faz com que ela durma por 2 meses seguidos


Uma garota de 17 anos da Colômbia foi diagnosticada com uma doença conhecida como "síndrome da bela-adormecida, e sua mãe pede ajuda das autoridades porque está com sérias dificuldades para cuidá-la.




Sharik Tovar vive na cidade de Acacías, e tem a síndrome de Kleine-Levin, conhecida como "síndrome da bela adormecida", desde que tem 2 anos. A condição é ultra-rara, e apenas 40 casos foram registrados no mundo inteiro até hoje. A síndrome faz com que a pessoa durma por longos períodos de tempo, bem como causa mudanças na cognição e no comportamento. 

No caso de Sharik, suas "sonecas" podem durar até 2 meses seguidos. Enquanto dorme, Marleny, sua mãe, liquefaz a comida e a alimenta com muito cuidado pra que não engasgue. Pra piorar a situação, a menina acorda com amnésia, precisando de um tempo pra lembrar quem é e aonde está, por exemplo.


"Na última vez em que dormiu, o que durou 48 dias, ela acordou e perguntou quem eu era", disse a mãe. Neste ano, sua maior soneca foi de 22 dias. A pobre mãe teve que largar o trabalho pra conseguir cuidar adequadamente da filha.


Quando a história dessa família começou a aparecer nas manchetes do país inteiro, o prefeito da cidade, Orlando Gutierrez, prometeu dar uma casa para a família, assim, não teriam que pagar mais aluguel, mas até agora, ficou só na promessa.


Infelizmente, a causa da síndrome ainda é desconhecida, bem como a cura.