Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Campeão mundial de jogo de tabuleiro perde pra I.A. DeepMind, anuncia aposentadoria e diz que "entidade" não pode ser vencida


O jogo de tabuleiro Go é muito popular na Ásia. Você já deve ter se deparado com ele em algum momento da sua vida. Você tem pecinhas brancas ou pretas e precisa "passar por cima" das peças de seu adversário pra transformá-las na cor das suas peças. O jogo fica parecido com isso:


Se a mecânica é simples, quando estamos falando de jogos ao nível profissional, as estratégias e truques ficam um tanto complicados. Lee Se-dol é um sul coreano campeão mundial de Go, ou seja, o cara vai longe. Porém, ele anunciou aposentadoria, mesmo tendo uma carreira toda pela frente.




Falando ao jornal Yonhap, ele explica sua decisão, e põe a culpa nas "inteligências artificiais". "Mesmo que eu me torne o número um, existe uma entidade que não pode ser vencida". Em 2016 Lee jogou uma melhor de 5 com a "inteligência artificial" chamada DeepMind, e perdeu por 4 a 1. Por anos, o jogo foi considerado para além do alcance dos computadores por conta das jogadas ultra-complexas.

A derrota apontou pra uma nova era dessa tecnologia. Lee conseguiu ganhar uma das partidas, confundindo o DeepMind em uma jogada conhecida como "mão de Deus". Em outro jogo, o DeepMind surpreendeu com uma jogada nunca antes vista que todos pensaram como sendo um erro, mas era um grande truque.

Ainda assim, Lee é o único ser humano que conseguiu derrotar uma "inteligência artificial" no nível mais difícil.

Fonte: The Verge