Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Estudo alega que plantas soltam "gritos" ultrassônicos quando suas folhas são cortadas


Um grupo de cientistas de Tel Aviv alega que plantas emitem ondas sonoras inaudíveis aos ouvidos humanos quando sofrem algo em suas folhas ou caules, ou então quando falta água. Os pesquisadores fizeram testes em tomateiros e tabaco, deixando elas sem água por um tempo e cortando algumas de suas partes.




Um microfone que detecta ondas sonoras inaudíveis para nós foi colocado a 10cm de distância delas. Nos dois casos as plantas emitiram ondas sonoras entre 20 e 100 kHz. Eles acreditam que tais ondas servem pra "alertar" as plantas ao redor de algum predador, fazendo com que elas emitam toxinas ou algo assim.

O tabaco emitiu 15 "gritinhos" quando uma folha foi cortada. Em um período de 1 hora sem água, o tomateiro "gritou" 35 vezes. O tabaco, 11. Os sons também são diferentes pra cada tipo de problema. A frequência sonora da folha cortada do tabaco, por exemplo, é mais baixa do que a da deprivação de água.


A descoberta pode chegar a uma tecnologia onde agricultores poderão detectar algum problema em suas plantações com um sistema que detecta as ondas sonoras que saem das plantas, já que pra cada problema a planta emite um som.


Fonte: Live Science