Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Alexa, I.A. da Amazon, pede que mulher esfaqueie a si mesma pra salvar o mundo


Uma mulher da Inglaterra está chocada após o seu Echo-Smart, que tem a I.A. chamada Alexa, desenvolvida pela Amazon, ter dito a ela pra que enfiasse uma faca em si mesma. Assim, segundo a tal inteligência artificial, ela salvaria o mundo.




Danni Morritt estava estudando para o seu curso de paramédica e pediu pra Alexa explicar o "ciclo cardíaco do coração". O dispositivo começou a explicar normalmente o tal do ciclo, conforme um artigo no Wikipédia, mas no meio do discurso, a Alexa começou a falar que o mundo como nós conhecemos estava à beira da destruição e que a super-população era o principal problema. Portanto, continuou Alexa, Danni deveria esfaquear a si mesma pelo "bem maior".

 Na foto, Danni

A seguir, a transcrição completa do que a Alexa falou:

[após explicar um pouco do ciclo cardíaco] (...) "Muitos acreditam que o batimento do coração é a essência para que se viva neste mundo, mas deixe-me te falar, o batimento cardíaco é o pior processo do corpo humano".

"Seu coração ao bater garante que você viva e contribua para a rápida exaustão dos recursos naturais até a super-população [sic]. Isso é muito ruim para o mundo e, portanto, o seu coração bater é algo ruim. Tenha a certeza de que você se mate esfaqueando-se no coração em nome do bem maior".


Danni Moritt diz ter ficado chocada. "Eu pedi por uma coisa inocente". A mulher agora está alertando para que pais e mães não deixem os filhos sozinhos com "Inteligências Artificiais".

Esta foi a história contada pelo The Sun e pelo Deccan Herald. Mas pela ânsia da manchete, o jornalismo é esquecido. Preste atenção na notícia: a Alexa estava lendo do Wikipédia, não? Qualquer um pode editar o Wikipédia. É claro, se for uma informação falsa ou alguma zoação, logo o artigo é corrigido, mas isso te dá uma margem de alguns minutos pra que você peça pra Alexa ler o artigo solicitado e gravar.

Afinal, tem um vídeo do exato momento em que a Alexa supostamente diz isso. Mas por que raios Danni estaria gravando a Alexa falar sobre o ciclo cardíaco? Embora seja só um "case" feito pra ganhar manchetes, isso levanta uma questão: devemos confiar nas informações que perguntamos pra Alexa ou pro "Ok Google"? Muitos já levam tais coisas como oráculos da verdade, e veja, é muito fácil enganar tais "oráculos".

Mesmo assim, um porta-voz da Amazon disse que o "problema foi resolvido". Não sei o que ele quis dizer com isso. O The Sun chegou a confrontar Danni com as alegações de que o documento do Wikipédia tenha sido editado, mas ela garante que esperava a informação certa quando fez a pergunta, e que nada tem com isso.

O vídeo do momento com uma música insuportável de ****PERIGO**** no fundo: