Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

"MakeApp", aplicativo que remove a maquiagem de mulheres, é acusado de sexismo e violência psicológica


Ashot Gabrelyanov, um desenvolvedor russo, lançou um aplicativo chamado "Makeapp", que remove artificialmente a maquiagem de qualquer mulher (ou homem usando maquiagem). A ideia é boa e simples. Faça o upload de uma foto de qualquer mulher maquiada e em segundos o aplicativo faz uma simulação de como ela é sem maquiagem.




Mas o que era pra ser divertimento se transformou em revolta.


A revista Teen Vogue chamou o App de "problemático". Já a Refinery 29 fez uma matéria dizendo que o App quer "destruir a auto-estima" das mulheres. O Mashable também fez uma matéria criticando o App.


Nas avaliações da Apple Store, vemos criticas semelhantes. Uma classificação de uma estrela feita pelo usuário(a) "Musicaddict510" diz que o aplicativo é inútil e que o desenvolvedor deveria se sentir mal.

Outra avaliação de uma estrela, feita pelo usuário(a) "BrittanyDELTAgamma16" diz ser um absurdo a Apple Store ter "sexismo", e que o criador do App é ligado com o governo russo. As mulheres começaram a se unir pra classificar com 1 estrela o App, mas os homens começaram, por outro lado, a dar 5 estrelas pro aplicativo.

O usuário FGS Jim Collective Gamplay, em sua avaliação de 5 estrelas, diz: "Este App muda de forma drástica o jogo, veja todas essas mulheres ficando 'pistola". Outro usuário, Dillshay Monroe, diz: "Deixem ele ficar [na Apple Store]. Não fiquem brabas porque as pessoas querem ver o seu verdadeiro-eu".


Um bônus é que o App funciona também com vídeo:


E a coisa está começando a ficar feia. Uma repórter do Business Insider, provavelmente tomando como base o review que apareceu acima, nesta matéria, fez uma reportagem dizendo com certeza que o criador do App é um "propagandista russo" com ligações obscuras com o governo russo. 


Por sua vez, Ashot Gabrelyanov anunciou que vai processar o Business Insider no Twitter:


Vendo que tal narrativa não funcionaria, uma repórter do Slate fez uma reportagem chamada "Usamos o App que remove maquiagem em seu criador. Ele provavelmente não gostou também". O resultado foi esse:


Não aconteceu nada porque ele não usa maquiagem. Quer ver o App funcionando? Basta baixar o Make App.