Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Pesquisadora pede que estado-unidenses identifiquem o Irã no mapa: 28% acertaram


Os rumores de guerra, que iriam acontecer de um jeito ou de outro, atiçaram a opinião pública, que gosta de opinar sobre tudo mesmo sem saber sobre o assunto. É o caso dos rumores de guerra dos Estados Unidos contra o Irã. Entre os estado-unidenses, muitos aprovam a guerra e muitos a condenam.




Mas antes de tudo: eles sabem onde fica o Irã? Joanna Piacenza, uma pesquisadora sênior do Morning Consult, divulgou os resultados de uma pesquisa que a empresa fez. Dois mapas foram apresentados a diferentes pessoas dos EUA: um só com a região onde fica o Irã e outra com o mapa do mundo inteiro, só com fronteiras delimitadas e sem nomes.

Na versão em que o mapa tem o mundo inteiro, 23% das pessoas acertaram. Na versão reduzida, 28% acertaram. O curioso, é que algumas pessoas apontaram o meio do oceano e também os próprios EUA. 


Cada pontinho na representação gráfica significa uma tentativa de acertar onde fica o Irã. Os pontinhos verdes são as pessoas que acertaram. 1995 pessoas participaram do teste.


Separando aqueles que votam por classe ou escolaridade ou gênero, 38% dos homens acertaram onde fica o Irã, enquanto esse número é de 20% entre as mulheres. Quando às faixas etárias, a porcentagem fica entre 27 e 29%, igual a amostra geral. Entre aqueles com diploma, 38% acertaram. Entre os sem diploma, 24%.  21% de quem ganha até 50.000 dólares por ano acertou, e 39% de quem ganha mais de 100.000 dólares por ano.

Quanto às preferências políticas, aqueles que indicam não gostarem nem do partido Republicano, nem do Democrata, foram os que mais acertaram: 31%. Os que se declaram "Republicanos" acertaram 28%, e os que se declaram "Democratas" acertaram 27%.

O que isso quer dizer? Quer dizer que tem gente que acha que o Irã é no meio do oceano.