Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Escola causa polêmica ao usar medidor de decibéis pra punir alunos que não cantam o hino "alto o suficiente"


A escola Thammasat Khloang Wittayakom, na Tailândia, foi forçada a parar de usar um medidos de decibéis para medir se os alunos estavam cantando o hino nacional "alto o suficiente". Quando cantamos o hino da escola, existem dois tipos de alunos: aqueles que cantam o hino o mais alto que conseguem, quase estourando os pulmões deles e os tímpanos dos colegas, e aqueles que só emulam com o lábio a letra (lei do menor esforço).




Mas nessa escola esse segundo tipo de aluno é inadmissível. Por isso, em meios às filas dos alunos cantando o hino, passava um inspetor com um medidor pra detectar quem não estava cantando "alto o suficiente". Os alunos que cantavam acima de 85 decibéis podiam ir pra sala após o hino. Os que fossem flagrados cantando entre 80 e 84 decibéis tinham que cantar o hino mais duas vezes como punição. Abaixo de 80, mais três vezes.


Segundo a administração da escola, o medidor só foi usado duas vezes. Porém, bastaram essas pra que a história fosse parar na internet e centenas de milhares de pais furiosos se voltassem contra o lugar, o que foi o suficiente pra escola decidir nunca mais fazer isso.

O canal tailandês One31 foi até uma escola pra medir a média de decibéis de 4.300 estudantes, aproveitando essa situação toda, e descobriu que normalmente eles cantam em 75 decibéis. Ou seja, se a medida estivesse ainda em vigor, quase todo mundo teria que canta o hino três vezes mais.


Curiosamente, segundo o Centro de Controle de Doenças dos EUA, qualquer coisa acima de 85 decibéis é prejudicial à audição. Ainda mais curiosamente, a média de decibéis de um aspirador de pó é 75.

Fonte: MSN News