Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Governo da Austrália criou horóscopos falsos para evitar imigração em massa do Sri Lanka


É muito comum pessoas saírem de barco do Sri Lanka pra tentarem uma vida melhor na Austrália. O lugar, que provavelmente inspirou a ilha em regime tirânico dos jogos Far Cry, não oferece grandes promessas para o futuro, e por isso, assim como é rotineiro alguém do México fugir para os EUA, por lá é rotineiro gente do Sri Lanka fugir pra Austrália.





 Uma paisagem comum no Sri Lanka

E o governo australiano não gosta nada disso. São intensas e frequentes as campanhas anti-imigração feitas no país, já que os imigrantes chegam lá achando que vão arrumar um emprego em 3 segundos, enfrentam a dura realidade do desemprego onde não conhecem ninguém e acabam entrando em uma bola de neve de enrascadas, assim como gente de 20 anos que "muda pra São Paulo".

Mas as campanhas do governo nem sempre são direcionadas para a própria população: eles mandam panfletos para o povo da Sri Lanka. Muitos no país são supersticiosos e acreditam em coisas como horóscopos, já que algumas etnias de lá são de religiões de origem budista. Sendo assim, o governo australiano fez um panfleto em inglês direcionado ao povo de lá.

No panfleto, um horóscopo com previsões pra cada signo davam previsões nada boas. Em Áries, por exemplo, está previsto que "criminosos vão tirar todo o seu dinheiro". Em Aquário, sua família perderá tudo em uma viagem de barco para a Austrália. Em Sagitário, você ficaria em dívidas para sempre se fosse pra Austrália. E assim por diante. 



Afinal, os "coiotes", pessoas que são os guias da imigração ilegal, prometem maravilhas e dizem ser "super tranquilo" imigrar, já que querem os alguns milhares de dólares que receberão pelo serviço sem garantia, e a contra-propaganda seria pra desmentir estes coiotes.

Embora pra muitos seja fácil perceber de que se trata de um infográfico usando como pano de fundo algo comum na cultura do cingalês, dizendo as mazelas que sofreriam se tentassem a imigração ilegal, por outro lado as pessoas mais simples realmente acreditariam facilmente nessas "previsões". Então o que era uma campanha de informação acabou parecendo desinformação místic. Pra você ter uma noção, no Sri Lanka muitas pessoas decidem se casar ou não com base no horóscopo, e por aí vai.

Talvez tenha sido por isso que o governo tenha tentado abafar isso. A história só veio à tona porque uma jornalista fez um requerimento com base em uma lei sobre liberdade da informação de 1982, e o requerimento ficou por anos em aberto até o governo liberar um arquivo com a campanha.

O governo gastou milhões com campanhas publicitárias seja em vídeo, panfleto, redes sociais e até quadrinhos nos países de onde imigrantes ilegais costumam se originar. Mas pelo jeito deu certo, pelo menos com o Sri Lanka. O último barco que tentou vir de lá foi em 2014.