Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Mulher toca violino durante cirurgia cerebral pra não perder suas habilidades musicais


Uma britânica que passou por uma cirurgia cerebral pra remoção de um tumor tocou violino durante a operação inteira pra que não perdesse as habilidades musicais que adquiriu ao longo do tempo. No vídeo vemos ela de olhos fechados tocando alguns trechos. Dagma Turner, de 53, passou pela cirurgia no Hospital King's College, em Londres, e a operação foi arriscada pois o tumor se alojou na região do cérebro responsável pelos movimentos motores e de linguagem.




Um único pequeno movimento errado dos médicos custariam os 40 anos de habilidades motoras adquiridas pela violinista. Ela ainda conheceria a teoria musical, e saberia, em teoria, tocar violino, mas quando fosse executar com suas mãos, seria um desastre, como se nunca tivesse tocado antes.

Porém, os neurocirurgiões pensaram em um plano pra minimizar esse risco: eles mapearam o cérebro de Dagme, deram a anestesia, abriram o crânio dela, acordaram ela da anestesia com o crânio aberto e pediram pra ela começar a tocar violino. Excitando a área do cérebro responsável por isso, os neurocirurgiões conseguiram detectar diferenças que permitiram que eles tirassem o tumor sem tocar nessas partes.

Dagme tocou uma música de Gustav Mahler, outra de George Gershwin e pedaços de músicas do Julio Iglesias. Keyoumars Ashkan, professor e neurocirurgião que conduziu a cirurgia, diz que foi a primeira vez em que um paciente seu tocou um instrumento durante o procedimento. "Conseguimos remover 90% do tumor sem afetar as habilidades de sua mão esquerda".

A mulher recebeu alta três dias após a cirurgia, e poderá tocar normalmente seu violino.


Fonte: CNN