Programa coreano reúne mãe com filhinha que morreu em realidade virtual e causa polêmica
Um programa de televisão coreano chamado Meeting You exibiu a história de uma família que perdeu uma criança de 7 anos de idade. Em certo momento do programa, eles levaram a mãe da falecida criança em um lugar com fundo verde, colocaram nela um óculos VR e fizeram um reencontro imaginário entre ela e a criança.
Chorando muito, a mãe tenta acariciar a sequência binária que fingia ser a sua filha, inclusive simulando a sua voz, baseando-se em vídeos gravados dela.
São poucos os que têm a oportunidade de se despedir adequadamente de um ente querido, pois muitas mortes vêm de surpresa, e então a ideia era proporcionar uma despedida para a mãe conseguir lidar melhor com a perda. Porém, o caso causou revolta em muitas pessoas, que classificaram isso não como uma ajuda, mas tortura psicológica.
Revivendo as memórias adormecidas da mãe, ela começou a chorar muito tentando acariciar o software que fingia ser sua filha morta, e tudo isso pra dar audiência pra um programa de TV. Não é um tanto macabro?
Alguns compararam isso a um episódio da série animada "Ricky & Morty", onde um robô, pra causar desestabilização psicológica em um policial, recria o filho dele que morreu:
Outros, a um episódio de Black Mirror onde uma mulher compra um robô idêntico ao seu falecido marido, e no final, tudo dá errado, como em todo episódio de Black Mirror:
Veja e tire suas próprias conclusões. Uma transcrição do que ela e a "filha" falam estará logo após o vídeo
*TRANSCRIÇÃO DO DIÁLOGO*
Mãe: "Onde está você?"
Filha-Doppelganger-VR: "Mãe! Mãe! Onde você estava?"
Mãe: "Eu sempre estive..."
Filha-Doppelganger-VR: "Mãe, você pensa sobre mim?"
Mãe: "Todo dia"
Filha-Doppelganger-VR: "Mãe, eu sinto sua falta"
Mãe: "Eu também sinto! Minha querida Nayeon...Nayeon...você está bem, né? Sinto muita saudade. Minha linda Nayeon, eu quero muito te abraçar, eu realmente sinto saudades"
Filha-Doppelganger-VR: "Mãe, eu sou bonita, né?"
Mãe: "Você é muito, muito bonita, minha Nayeon...Nayeon...eu só queria poder te tocar mais uma vez. Eu toda hora olho pro céu e aceno pra você. Se você vir uma mulher maluca acenando pro céu, sou eu".
Filha-Doppelganger-VR: "Mãe, estou com frio".
Mãe: "Por que você está com frio?"
Filha-Doppelganger-VR: "Mãe, coloca a sua mão assim [sinaliza como colocar a mão]"
Mãe: "Assim?"
Filha-Doppelganger-VR: "Mãe, é bom segurar a minha mão, né?"
Mãe: "Sim, eu quero segurar ela"
Filha-Doppelganger-VR: "Se você segurar ela assim, nós duas vamos pro céu"
Mãe: "Sério? Oh, Nayeon, você está usando aqueles chinelos que você gosta"
Eu me recuso a continuar. Depois a filha-robô pede pra comemorarem o "aniversário dela" e faz a mãe soprar velas imaginárias.