Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Programa norueguês coloca especialistas, influencers, vacas e astrólogos pra ver quem ganha mais na bolsa


Sabe aqueles anúncios que aparecem falando pra você confiar em uma equipe de consultoria pra que eles invistam em ações na bolsa de valores com o seu dinheiro, afinal, eles são especialistas? Um programa de televisão da Noruega quis ver até que ponto eles são confiáveis.




O programa, chamado Økonomiekspertene deu 10.000 coroas norueguesas (4618 reais) pra 4 equipes disputarem entre si na bolsa de valores.  Ao final de 3 meses, venceria quem tivesse obtido o maior retorno financeiro com investimentos em ações. As equipes, porém, chamam atenção: uma equipe composta de corretores da bolsa, a segunda equipe composta de astrólogos, a terceira, de influencers, e a quarta, por vacas.

Antes de mostrar o que aconteceu na competição, devo esclarecer como as vacas vão competir. Elas foram colocadas em um pedaço de terra divido em 25 partes, e cada parte representava as 25 principais empresas da bolsa de valores. Onde ela fizesse cocô, seria investido. Se fizesse cocô ali de novo, as ações seriam vendidas.




Sendo assim, vamos ver os resultados da competição. Eles passaram 3 meses investindo, cada um a seu modo.

4º lugar - O astrólogo




Representando os astrólogos, estava um homem que lembra muito outro astrólogo (será que todos são feitos na mesma fábrica?). Segundo ele, as estrelas lhe guiaram e disseram quais ações iriam valorizar, e quais não iriam. Aparentemente as estrelas mentiram pra ele, ou ele mentiu pra nós.

Ele não teve um prejuízo enorme, mas perdeu 2% do investido.

3º e 2º lugar empatados - Especialistas e vacas

Os especialistas ficaram acima da média de valorização da bolsa, mas virtualmente empatados com as vacas, lideradas pela vaca que ficou famosa no país, a Gullros




Os especialistas valorizaram o patrimônio em 7,28% enquanto as vacas lucraram 7,26%. Os especialistas começaram a alegar que o patrimônio das vacas era muito mais volátil e que portanto eles ganharam delas, mas é justo que as vacas fiquem com o empate.

1º lugar: Influencers 



Os influencers ganharam de lavada, mesmo sem saber nenhum nome das empresas com ações na Noruega, nem da Norsk Hydro, a empresa mais antiga e mais famosa de lá. Eles lucraram 10,4%, sabe-se lá como.

A estrela do programa ficou sendo Gullros, a vaca. E o que eu gostei de saber é que eles fizeram uma entrevista com a Gullros e na área do emprego colocaram "melkeprodusent".


Então já sabe: se for deixar seus investimentos nas mãos de alguém, contrate um influencer. Ou, se estiver sem dinheiro, compre algo pra demarcar o chão e ache uma vaca.