Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

"Sem precedentes": bolha gigante de água quente surge do fundo do mar e mata um milhão de pássaros


Uma pesquisa publicada por um grupo de cientistas no Jornal Científico Plos One constatou uma estranhíssima "bolha" de água quente no nordeste do oceano pacífico, apelidada de "The Blob". Segundo eles, essa bolha matou até agora 1 milhão de pássaros marinhos.




Segundo o estudo, a bolha começou a se formar em 2013, ganhou intensidade em 2015 com o El Niño, e passou a se retroalimentar nas profundezas do mar. Agora essa bolha subiu com calor e força intensos, e não permite que naquela área peixe algum consiga entrar.

Qual a consequência disso? As aves vão pescar e não encontram o que comer em uma água escaldante. "A magnitude e a escala disso é sem precedentes", diz John Piatt, o pesquisador líder do estudo e biólogo no Centro Científico do Alaska.

Eles estimam que um milhão de pássaros marinhos já tenham morrido por causa disso.

Mas é sem precedentes desde 1870, quando a temperatura dos oceanos começou a ser medida. Antes disso pode ter acontecido, só não se tem registros. Alguns estudos por exemplo mostram que entre o ano 800 e o ano 1200, as temperaturas eram mais altas do que as nossas de agora.

Portanto, seja como for, se decidir ir nadar no nordeste do oceano pacífico, leve um ventilador (?).

Fonte: revista científica Plos One