Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Caixa climática mostrará a previsão do tempo com demonstrações físicas e reais


O normal de agora é dar uma olhada no celular e ver que a previsão pra hoje é pancadas de chuva no fim da tarde. Ok. Vemos isso junto com o desenho de uma nuvenzinha cinza-escuro com gotinhas saindo dela. Quando tem raio é que a coisa vai ser feia.




Mas e se pudéssemos realmente ver a previsão do tempo? Não os dados em si, que já vemos, mas ver de fato a manifestação física da previsão? É o que essa caixa chamada Tempescope propõe. Ela mostra a manifestação física da previsão do tempo do próximo dia, e além disso é cheia de efeitos legais.


Ken Kawamoto é o inventor da Tempescope, e trabalha como engenheiro de softwares. Nas suas horas vagas ele gosta de "testar os seus limites", e nessas, acabou fazendo a caixa climática. Ele gosta da ideia de "quebrar a barreira" entre o mundo digital e o mundo real.


O Tempescope consegue reproduzir chuvas, tempestades com raios, tempo nublado e sol. E você pode escolher se quer que ele mostre a previsão pra amanhã ou se quer que ele reproduza o clima atual.


A única coisa que incomoda Ken é que o Tempescope ainda não consegue reproduzir neve. Ele  trabalha nisso, mas pra gente aqui no Brasil, não será um problema (tirando em Gramado).


Desde 2012, durante todos os finais de semana, Ken se dedicou a esse projeto. O primeiro protótipo foi usando uma embalagem de shampoo.


Ken acredita na comunidade Open Source, e deixa o código disponível pra quem quiser. Então, se você tiver a habilidade suficiente, poderá fazer um do zero sem ter que se preocupar com a programação.

Ele tentou fazer um crowdfunding pra lançar o produto, que deu errado, e está tentando lançar o produto em parceria com algum investidor. Caso você seja um ricaço que quer lançar o Tempescope, precisa falar com o Ken no site dele.