Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Exército dos EUA quer usar ondas cerebrais dos melhores gamers pra treinar exército de robôs


Um grupo de experts quer estudar as ondas cerebrais e os movimentos dos olhos de pessoas que estão jogando jogos de guerra pra criar uma I.A avançada que coordenará a ação de robôs de combate. A Agência Estado-unidense de Pesquisas Avançadas para a Defesa, conhecida como DARPA, financiou o estudo com 316.000 dólares.




A pesquisa acontecerá na Universidade de Búfalo. Tropas de robôs já estão sendo estudadas, e alguns dos pesquisadores buscam uma linha de "hive mind", como as abelhas e as formigas, interligando as informações dos robôs pra que eles ajam como se fossem um só corpo. 25 gamers serão convocados pra jogarem diferentes jogos, inclusindo Starcraft, Stellaris, e Company of Heroes.

Segundo os pesquisadores, o objetivo é conseguir fazer com que cerca de 250 robôs ajam em conjunto durante situações militares complexas. Por exemplo, pode haver uma súbita diminuição da visão por conta de fumaça, e os robôs teriam que lidar com isso. "Eles precisam se comunicar eficazmente e se adaptar a desafios como esse", diz Souma Chowdhury, um dos pesquisadores.

Um sistema de "hive mind" já está sendo testado nos Kilobots, desenvolvidos em Harvard

Enquanto os gamers estiverem jogando, os pesquisadores vão analisar tudo, incluindo as decisões que eles tomam, os movimentos de seus olhos, detectados por câmeras de alta velocidade, e medir a atividade de seus cérebros por eletroencefalogramas.

O conjunto de informações será usado pra gerar o algoritmo que determinará o comportamento dos robôs. "Nós não queremos apenas que os robôs imitem comportamentos pré-programados. Queremos uma profunda compreensão do que motiva as decisões".  Os pesquisadores querem fazer tanto uma tropa terrestre quanto uma tropa aérea.

Fonte: Fox News