Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Homem morre após colocar carro Tesla no piloto automático pra jogar no celular e carro virar contra muro a 127km/h


A Mesa Nacional da Segurança dos Transportes dos EUA fez 9 novas recomendações às fábricas de carros com piloto automático após um acidente envolvendo um carro Tesla matar um homem. Os veículos Tesla são parcialmente automatizados, e esse homem pensou que ao menos conseguiria jogar um joguinho em uma estrada que é uma linha reta, literalmente.




Segundo a Mesa Nacional de Segurança, o acidente seria evitado se o motorista estivesse prestando atenção na estrada (o que vai um pouco contra o conceito de piloto-automático, mas se é pra não morrer, melhor prestar atenção). Eles ainda apontam que a Tesla não seguiu as recomendações feitas por eles há 2 anos.

 O carro que bateu, Tesla Model X SUV

Mas o que exatamente aconteceu no acidente? O Tesla Model X SUV foi colocado no piloto automático, e segundo a investigação, o homem usava seu smartphone no momento, provavelmente pra jogar alguma coisa, pois suas duas mãos estavam em constante uso. Um pouco antes do acidente o carro Tesla começou a acelerar, chegou a 127 km/h e virou com tudo contra uma barreira de proteção para a outra via da estrada.

O sistema anti-colisão do carro não alertou o motorista. O freio automático também não foi ativado. E pelo jeito nem deu tempo do motorista perceber nada, já que no log do carro (que registra tudo o que foi feito nele) não consta nenhuma tentativa manual de frear ou virar o volante. 

A investigação não conseguiu determinar o que ocasionou isso, mas dizem eles que pode ser uma combinação das linhas da estrada um pouco apagadas, a luz forte do sol que pode ter atrapalhado as câmeras (que se guiam pelas linhas da estrada) e um carro à frente mais próximo do que deveria estar. Tudo isso pode ter confundido o sistema do carro.

O motorista era Walter Huang, engenheiro da Apple.

Fonte: Telegraph Herald