Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Inventor de 25 anos faz máquina que usa energia solar pra remover TODO o lixo de rios e lagos


O holandês Boyan Slat foi fazer uma viagem pela Europa aos 16 anos, e durante um mergulho (com equipamentos e tanque de oxigênio) na Grécia, ficou triste em ver mais plástico do que água no rio. Ali ele determinou que faria alguma coisa sobre isso.




Dois anos depois ele começou o projeto The Ocean Cleanup, e já inventou um dispositivo que ia recolhendo plástico conforme o navio passava:


Mas ele não parou aí. 7 anos depois ele está de volta com um ultra-dispositivo que pode recuperar rios e lagos inteiros e usando só energia solar!

Boyan Slat

O aparato consegue recolher até 110 toneladas de lixo por dia. Sua organização conseguiu recolher muito lixo dos oceanos com sua primeira invenção, mas Boyan notou que deveria ir à raiz do problema ao invés de ficar amenizando os sintomas. Descobriu ele que 80% dos plásticos que estão no oceano chegam até lá através dos rios.

Esse dispositivo, então, recolhe o lixo que vai passando nos rios antes que eles cheguem no oceano. 


Sua invenção, chamada de "Inceptor", pode tirar 80% dos plásticos que vão aos oceanos se forem colocados nos principais rios do mundo, que totalizam 1.000, segundo ele.