Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Julgado por crimes de guerra pela ONU, ex-general rejeita veredito, bebe cianeto e morre


Um ex-general da extinta Iugoslávia foi ser julgado em um tribunal da ONU em Haia, na Holanda. Segundo o tribunal, ele é um criminoso de guerra, e foi julgado como culpado. O julgamento estava sendo exibido na televisão, já que para Bósnios e Croatas a questão era importante.




Slobodan Praljak, após o veredito, ficou de pé, enquanto o juiz mandava-o sentar. Então ele diz que rejeita o veredito do tribunal e bebe um copo com um líquido preto, que ele diz ser veneno. Como todos falam línguas diferentes ali (e por isso usam fones onde escutam traduções simultâneas), demoraram alguns segundos pro juiz entender o que aconteceu. 

Quando é informado de que o ex-general se envenenou, ele pede para as cortinas serem fechadas, e a transmissão acaba. O que aconteceu depois, não foi transmitido, mas foi relatado pelos presentes ao New York Times. Slobodan sai troteando pelo tribunal, derruba a cadeira e parece não conseguir respirar. Ele cai e é levado ao hospital, onde é declarado morto.

O veneno que ele bebeu foi cianeto de potássio, veneno que mata a pessoa em segundos. A família de Slobodan informou que ele pediu-lhes que não comparecessem ao julgamento. Veja o vídeo: