Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Instituto de Tecnologia de Massachusetts faz inteligência artificial "psicopata" que só vê morte em tudo


Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts fizeram uma "inteligência artificial" alimentada com só com descrições de imagens gráficas contendo morte e vídeos de gente morrendo brutalmente.




 O MIT, onde "Norman" está

Os pesquisadores dizem que tudo o que o robô sabe foi encontrado nos cantos mais escuros do Reddit, uma rede social em formato de fórum que é bem popular nos EUA. O que eles querem com isso? Acabar com o mundo? Liberar esse robô, chamado "Norman", na intranet do pentágono? 

Segundo eles, querem "provar um ponto": a importância das informações que alimentam a I.A.

A equipe de cientistas começou a aplicar testes Rorschach no "Norman". O teste consiste em manchas simétricas que aparentemente não representam nada, e você deve tentar enxergar alguma coisa nessas manchas.

Exemplo de desenho usado em um teste Rorschach

 Norman então deveria descrever o que enxergava nas manchas, e todas as suas descrições foram de cenas horrendas, que nem podem ser faladas sem causar horror. Um exemplo bobo que não causa choque - na mancha a seguir, Norman enxergou um homem sendo atropelado. Outro I.A não-psicopata enxergou um bolo de casamento em cima de uma mesa:


Com isso os cientistas querem provar que as "inteligências artificiais" não conseguem transpor aquilo que foi fornecido de "alimentação" por quem a fez. Eles também querem tentar descobrir como evitar que as i.a's absorvam certas coisas e outras sejam rejeitadas, evitando casos como o chat bot que a  Microsoft lançou no Twitter, e que acabou se transformando em um i.a racista. 

Os cientistas do mesmo lugar também trabalharam na "Máquina de Pesadelos", uma I.A feita pra assustar pessoas. O que eles querem, afinal? Só espero que essas coisas não estejam conectadas à internet. 

Fonte: CNN