Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Conheça o gato com hipoparatiroidismo que será um "filhote" pra sempre


A diferença entre uma pessoa com nanismo e uma com hipopituarismo é que os segundos ficam mais proporcionais, e acabam parecendo adultos em corpo de criança. Isso é bem raro de acontecer entre os humanos, e o Ovelhas já mostrou o caso de um casal com a condição.  Outra coisa que pode causar uma consequência parecidíssima com o hipopituarismo é o hipoparatiroidismo, decorrente de uma deficiência de cálcio. Se é raro ser visto entre nós, quanto mais é raro detectar no reino animal tal condição.




Afinal, gatos não têm RG, cachorros não dizem as próprias idades, e só com um dono que viu o bicho desde filhote é possível saber que algum animal com hipoparatiroidismo não é um filhote. Se alguém, por exemplo, for na floresta e vir um filhote de lobo, pensará "olha, um filhote de lobo", e nunca: "talvez seja um lobo com hipoparatiroidismo".

Sendo assim, os veterinários dizem que isso é mais visto em cachorros, e mais especificamente, da raça dos pastores alemães. Porém, é raro, quando comparamos com o número total de cachorros. Mas é mais raro ainda em gatos, por isso é interessante saber como é um. Conheça o Munchie, um gato com hipopituarismo de 7 meses que não vai crescer para além do tamanho em que já está.


Emily Tomlinson, de 29 anos, trabalha em uma clínica veterinária, pra onde onde foi o Munchie após ser resgatado de um abandono. Ela notou que os olhos do bichinho eram meio "enevoados" devido a um enema bilateral da córnea, e embora isso mude um pouco a aparência, não atrapalha a visão.


Segundo Emily, tal resgate se deu em setembro de 2019, onde o veterinário estimou que ele tivesse cerca de 1 mês de vida.


Emily adotou o Munchie, e o levou pra casa onde ela tem mais dois gatos e um cachorro. Só que após um tempinho veio um susto, e Munchie não parecia nada bem. Nada bem mesmo. Ela o levou a um veterinário de plantão, onde ele passou por tudo quanto é exame, e descobriram uma deficiência de cálcio que no mínimo causou uma curiosidade no veterinário.

Resolvendo examinar tal deficiência mais profundamente, resolveu testar o gato pra hipoparatiroidismo, e deu positivo. E o que isso significa para o Munchie? Significa que ele viverá pra sempre em um corpo de filhotinho, já que seu organismo, pela deficiência de cálcio provocada pela doença, não vai querer desperdiçar o pouco cálcio que tem no aumento dos ossos.

Todas as fotos dele nessa publicação são dele neste mês, ou seja, com cerca de 7 meses, onde um gato normal já estaria grande.

Fonte