Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Fotógrafo flagra Neblina Arco-Íris, raríssimo fenômeno que acontece só em uma condição muito específica


O arco-íris circum-horizontal ocorre apenas quando o sol está a exatamente 58º do horizonte quando o arco-íris é formado. Raramente os vemos por aí, mas os vemos, uma vez ou outra. É aquele arco-íris que fecha o círculo, assim:




Este é o primeiro ingrediente. O segundo são nuvens Cirros. Essas nuvens normalmente ficam lá no alto, e a temperatura delas é bem baixa. E por isso, ela está cheia de cristais de gelo hexagonais. Tais cristais de gelo agem como um prisma e ampliam o que seria um risquinho do arco-íris circum-horizontal pra um riscão. As nuvens Cirros são assim:


O terceiro e último ingrediente é neblina, bem na hora que essa conjunção de arco-íris circum-horizontal e ampliação prismática da nuvem Cirros acontecer. As gotículas de água da neblina acabam sendo coloridas pelo mega-risco colorido formado pela conjunção, e formam uma neblina-arco-íris, que vai cobrindo todo o lugar.

Uma fotógrafa capturou o exato momento em que uma dessas neblinas, raríssimas por conta das diversas condições necessárias pra sua formação, cobre o Lago Sammamish, em Washington, EUA.


Cessna Kutz notou a neblina se aproximando, e tirou uma primeira foto. Depois, quando ela já cobria parcialmente as casas na beira do lago, tirou mais uma, mostrando a movimentação do fenômeno:


Ela é uma fotógrafa amadora, e diz que apenas quis compartilhar um momento bonito feito por Deus. Mas ela não fazia ideia de que tais fotos chegariam aos jornais, como de fato chegaram. "Eu só queria compartilhar um belo momento do qual fui testemunha. Fico grata a Deus por Ele ter usado minhas fotos pra tocar as pessoas".