Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Governo da Inglaterra precisa desmentir que estádio Wembley seria usado de forno pra lasanha gigante


Todo mundo estar preso em casa sem nada pra fazer é a fermentação perfeita para a massa de notícias falsas, que se espalham tanto mais rápido quanto mais são compartilhadas, afinal, muitos veem um grande número de compartilhamentos como certa credibilidade.




Embora algumas notícias falsas sejam de fato perigosas, outras são tão ridículas que são mais piadas do que propriamente notícias falsas, ou seja, com a intenção real de se passarem por verdadeiras. Aliás, são bem conhecidos os jornais especializados em notícias falsas. Porém, inacreditavelmente uma dessas notícias muito ridículas que são mais piadas começou a ganhar credibilidade devido ao seu alto número de compartilhamentos na Inglaterra, e consistia nisso:

O estádio Wembley seria usado como um forno gigante pra que fosse feita a maior lasanha da história. Assim, todos os cidadão pobres poderiam ser alimentados via drone durante a quarentena.

 Billy, o autor do áudio que era pra ser só uma piada, e sua mãe

Você acreditaria nisso? É claro que não. Mas aqui vemos, em forma de tragicomédia, como muitas pessoas são muito suscetíveis a acreditar seja no que for. O que fez com que  a notícia ganhasse força entre os ingleses foi um áudio espalhado pelo Whatsapp de um homem que se dizia irmão de uma mulher que namorava alguém que era irmão de alguém que trabalhava pro Ministro da Defesa, contando sobre o plano secreto da lasanha gigante em Wembley.


Billy McLean, de 29 anos, foi o autor da piada. Piada?  O áudio dizia o seguinte: "O irmão do namorado da minha irmã trabalha pro Ministro da Defesa e uma das coisas que eles estão fazendo é preparar...eles estão construindo uma lasanha gigante. Neste exato momento, enquanto falamos, eles estão fazendo as camadas gigantes da lasanha...eles estão aquecendo o subterrâneo do Wembley, que vai assar a lasanha, e vão colocar um teto pra fazer um forno, e então eles vão tirar o teto com drones e vão cortar pedaços que vão ser entregues nas casas das pessoas"

A Associação de Futebol Inglesa, órgão esportivo afiliado ao governo, após o áudio ser espalhado pro país inteiro, com pessoas perguntando se isso era verdade mesmo, foi obrigada a desmentir a lasanha gigante, dizendo que não recebeu nenhuma ordem assim do Ministro da Justiça. Billy, o autor da piada, disse em entrevista: "Pessoas começaram a me passar o áudio não sabendo que era eu, e perguntando se eu tinha ouvido sobre algo assim".

Embora seja cômico, isso nos alerta pra como é fácil espalhar uma mentira.

Fonte: The Guardian