Japoneses se aglomeram e fazem mosh pra conseguirem pegar máscaras médicas
Nós temos o costume de termos os japoneses na conta de ultra-organizados, que recolhem lixo de tudo quanto é lugar, que tem salmão nadando nas águas límpidas dos esgotos deles, dentre outras coisas. É como se fosse um preconceito positivo.
Porém, quando o assunto é máscara médica, o japonês perde a linha completamente. Sabemos que as pessoas costumam usar aquilo por lá normalmente, mesmo que nenhuma doença esteja por aí. É quase cultural. Então, quando eles recebem a notícia de que agora tem uma doença, eles querem mais ainda essas máscaras.
Tanto é que tá saindo porrada nas ruas de lá por causa de máscaras:
開店前からマスク買うために並んで喧嘩になった人たち、、、
コロナ予防のマスクのために人を殴るのはどうなのかと考えてしまいます🤔
※店員さんかわいそうなので110番に通報はしましたよ笑 pic.twitter.com/nQwHfiwjdL
— ニール@相互フォロー (@tokage_to_kuma) February 25, 2020
E sabendo dessa mega-importância que o povo japonês dá pras máscaras, o governo anunciou que vai comprar duas máscaras pra cada casa, pra não ter briga. O que gerou críticas ao governo de lá, que podem ser resumidas por essa ilustração:
Bom, agora que você sabe o contexto, vamos ao assunto. Assim que máscaras chegam aos super-mercados de lá, elas acabam quase que instantaneamente. Está quase impossível comprar máscaras no Japão. Sabendo disso, alguém ficou esperto e filmou o exato momento em que um carregamento de máscaras foi liberado no mercado Costco Makuhari, que fica em Chiba, a 40km de Tóquio.
Na filmagem, o carregamento inteiro acaba em alguns segundos enquanto uma multidão se digladia pra conseguir ao menos uma. A cena lembra muito os "moshs" dos shows de heavy metal, aquelas multidões de cabeludos fedidos girando e dando socos uns nos outros.
そのような販売はしていません。と
リプを頂いたので
これが昨日4/15 15:00〜 コストコ幕張倉庫でのマスク販売の様子です。
人の多さにお顔が隠せないので
この動画は本日で削除します
これが現状です😰#コストコ #マスク#コロナ pic.twitter.com/HHySuUZXpB
— marie (@ronken04) April 16, 2020
Fonte: Sora News