Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Mulher com tosse persistente descobre osso de galinha que estava no seu pulmão há 14 anos


Uma chinesa de 22 anos sofria faz tempo de uma tosse persistente. Por 14 anos ela fez check-ups e raios-x, mas o osso de galinha nunca foi detectado. Sem saber a causa de seu problema, ela continuava tossindo e tossindo.




O problema começou quando ela teve uma séria crise de tosses quando tinha 8 anos. Alguma coisa aconteceu ali e essa crise voltava mais ou menos forte hora ou outra. Após anos e muitos exames, ela simplesmente não aceitava o que os médicos lhe diziam, ou seja, que não havia causa aparente. Ela fez até tratamentos experimentais após um diagnóstico de que um fungo estava em seu pulmão. Tomou pesados antibióticos, e nada de sumir a tosse.

O diagnóstico correto veio por acidente. Outra coisa que a mulher sofria era de hiperidrose, ou seja, excesso de suor. Ela foi fazer uma cirurgia quanto a isso, mas antes, os médicos precisavam fazer exames pra ver se ela estava em boas condições. Foi aí que ela informou os médicos de que tinha esse problema com tosses e que ninguém nunca tinha descoberto o motivo disso tudo.

Então Wang Jiyong, diretor-chefe do setor de cirurgias cardiotoráxicas do Primeiro Hospital Afiliado da Universidade de Medicina de Guangzhou, mandou que fizessem uma tomografia computadorizada.


A tomografia computadorizada, que é muito melhor que um raio-x, conseguiu achar um objeto estranho com cerca de 3 cm no pulmão dela. O cirurgião Yang Ming optou por uma broncoscopia pra detectar o que era aquilo. O procedimento de 30 minutos envolveu um tubo com uma luz e uma câmera, e simplesmente enfiar o negócio até lá por via nasal.

No final, era um fragmento de osso de galinha. A teoria mais plausível de como um osso de galinha foi parar no pulmão é a de que ela tenha tossido, naquela crise grave de tosse que teve aos 8 anos, bem na hora em que ingeria a parte da galinha que continha tal osso. Alguma tosse pode ter desviado o caminho do osso, e feito ele parar em seu pulmão.

Então fica o aviso: não coma enquanto estiver com crise de tosse.

Fonte: 7 News AU