Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Navio da marinha venezuelana ataca cruzeiro turístico de Portugal, consegue perder e afunda


A Venezuela é aquele cara que jogando War sempre está marginalizado e em situação desfavorável, mas quando, às vezes, acaba em uma situação onde tem vantagem, uma sequência admirável de 3 dados com o número 1 aparece e destrói tudo.




Um cruzeiro português chamado Resolute, da empresa turística Columbia, estava fazendo uma manutenção em águas internacionais, a 24km de uma ilha chamada La Tortuga.


De madrugada, um navio da marinha venezuelana chamado Naiguata se aproximou e por rádio perguntou sobre as intenções do cruzeiro. Então o capitão pediu que o navio seguisse eles até o porto da Isla Margarita, um pouco ao leste.

Mas de repente disparos de metralhadora foram feitos. Aliás, o Naiguata tem (ou melhor, tinha) uma metralhadora naval de 76mm, que solta uma nuvem de balas de tungstênio, fabricada na Alemanha. Coisa boa, se você quer transformar alguém em paçoca. Mas pelo jeito não foi isso que foi disparado, e sim um soldado aleatório que fez isso. Aliás, tem um vídeo do soldado aleatório disparando uma AK-47 em direção ao Resolute

Porém, o Naiguata começou a acelerar com tudo em direção ao Resolute e bateu do lado dele, igual alguém faria no jogo Destruction Derby. Então de novo, e de novo, e de novo. Aparentemente a tentativa era de empurrar o Resolute pra dentro dos limites do território venezuelano, pra afundá-lo lá e justificar o crime. Afinal, como eles alegariam uma invasão em águas internacionais? Aí sim, dentro do território venezuelano, era só disparar a nuvem de balas da metralhadora alemã e fim de papo.

Mas eis o detalhe que mudou tudo: o Resolute é todo construído pra fazer explorações no gelo, como no Polo Norte. Ele tem um casco mais rígido, e a frente dele é construída literalmente pra dar e levar pancadas sem sofrer quase nada. O capitão do Resolute resolveu se defender e, conseguindo o posicionamento certo, deu com tudo do lado do Naiguata. Resultado: o Naiguata afundou rapidamente.

Um soldado que gravou dois vídeos da situação liberou eles. No primeiro, o soldado aleatório que deu umas rajadas contra o Resolute. No segundo, o Naiguata afundando depois de levar uma cacetada lateral (o que também mostra que um navio afundando visto por dentro é assustador):


O Resolute depois da briga 

O atual governo venezuelano é a Loucademia de Política. A marinha da Venezuela acusou o Resolute de "pirataria e agressão" e que não descarta que o cruzeiro estivesse transportando mercenários pra derrubar o governo. Os militares da Venezuela também acusaram o Resolute de "covardia" porque eles não tentaram resgatar a tripulação do navio da marinha.
 

Fonte: BBC e Economist