Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Conheça as escolas japonesas que não têm faxineiros(as) porque são as crianças que limpam tudo


Normalmente as escolas japonesas não contam com toda a equipe de limpeza que costumamos ter aqui, mas só com equipe de manutenção. É claro que em certas limpezas perigosas, como janelas altas, um profissional é contratado. Porém, quando o assunto é varrer o chão da sala de aula, por exemplo, quem faz isso são os próprios alunos desde pequenininhos.




Segundo a cultura de lá, isso ensina respeito pelos bens públicos, pelo próximo e também ensina que somos iguais quanto ao sermos humanos. Normalmente são só 15 minutinhos que as crianças passam limpando as coisas após terem estudado.

Há uma série de vantagens no aprendizado da criança que vai também recebendo responsabilidades. Desde modo as crianças aprendem que o mundo não é em torno delas e que o fato dela receber ensino gratuito não quer dizer que ela seja uma entidade superior a qual todos os humanos, que sustentam seu ensino através de impostos, devem se submeter.

Pelo contrário: seu ensino é bancado pela população pra que ela cresça e se torne uma boa parte dessa população, e no futuro também investindo em outras crianças. É claro que nenhuma cultura é perfeita, e é um erro achar que a cultura japonesa é plenamente superior como um todo, mas também é bom saber salientar o que uma cultura tem de melhor do que a sua, e assim, mais facilmente os vícios podem ser substituídos por virtudes.