Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Míssil do Irã atinge navio do Irã e mata 19 iranianos


Pelo menos 19 membros da marinha iraniana foram mortos e 15 foram feridos depois do navio da marinha chamado "Koranak" foi atingido por um míssil iraniano. Isso aconteceu nas proximidades do Porto Jark, no sul do Irã.




A Agência de Notícias da República Islâmica confirmou a notícia sobre os mortos e feridos. O fato se deu durante um exercício de treinamento, provavelmente por acidente. Especialistas irão investigar o fato pra determinar como isso aconteceu.

O míssil era um "míssil anti-navio" (AShM). Porém, um detalhe chama atenção: Joseph Dempsey, um analista de defesa do Instituto Internacional de Estudos de Estratégia aponta que a confirmação por parte do Irã não fala sobre "fogo amigo acidental". Então, a hipótese de sabotagem, por exemplo, ainda está em aberto pra eles.


 

Porém, a Associated Press fala em fogo amigo acidental. Uma foto do navio logo após o acidente foi publicada também. O Koranak estava sendo usado pra alvos serem colocados na água, que simulariam navios. Então os responsáveis por atirar os mísseis anti-navios fariam um tiro ao alvo. Mas alguém atirou cedo demais e o míssil fez o seu trabalho.


 


Só espero que o Irã não anuncie guerra contra o próprio Irã agora. Por um outro lado, agora ficou claro que o míssil deles funciona.