Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Mamãe-mergulhão acerta golpe "impossível" em águia, perfura seu coração e salva filhotes


Uma ave que conhecemos como "mergulhão" estava com seus filhotes em um lago do Wisconsin, filhotes estes que são bem apetitosos pra águias-de-cabeça-branca. Se houvesse uma casa de apostas para conflitos entre animais, a mamãe-mergulhão seria um grande "underdog", ou seja, uma "zebra" no vocabulário das casas de aposta.




Porém, vemos mais um exemplo de que quando uma fêmea se torna mãe ela ganha habilidades impressionantes pra defender seus filhotes. O cientista Nat Woodroof pesquisava sobre a vida selvagem em um lago do Canadá quando viu o corpo de uma águia-de-cabeça-branca boiando morto.


Aquilo certamente era uma cena estranha. Como uma águia conhecida por suas habilidades de caça cairia ali no lago sem ferimento algum aparente? Tal águia é muito protegida, e por isso nos EUA é proibido ter uma de estimação, mexer em cadáveres delas ou guardar pedaços, como o crânio. Mas no caso de situações interessantes pra ciência, há exceções na lei.

Nat observou que bem próximo ao cadáver boiando estavam filhotes de mergulhão, e ele desconfiou de uma situação bem difícil, mas que talvez tivesse mesmo acontecido: será que a mamãe-mergulhão conseguiu matar a águia dando um contra-golpe certeiro durante o bote do caçador?


Eles então pegaram o cadáver com todo o cuidado e enviaram pro Centro Médico da Vida Selvagem Nacional, onde foi feita uma autópsia, e lá descobriram que sim, a causa da morte da águia foi uma perfuração certeira em seu coração.


Tal perfuração é consistente com o tamanho do bico do mergulhão. Além disso, um dos filhotes do local estava com um ferimento consistente com a unha da águia. Uma pessoa que mora ao redor do lado testemunhou aos cientistas que ouviu uma agitação e barulhos de aves pela noite.

Então, o que aconteceu? A reconstituição dos fatos é a seguinte: a águia atacou de surpresa, e chegou a agarrar um dos filhotes em alta-velocidade. A mamãe-mergulhão, no reflexo, golpeou com o bico em direção à águia que estava em meio ao seu rasante mortal. O bico perfura exatamente o coração da águia, que cai morta na água, soltando o filhote. Ninguém nunca apostaria nisso. Não mexa com mamães.

Fonte: BBC