Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Rússia anuncia nova tecnologia de reconhecimento facial chamada "Orwell"


A empresa de tecnologia Rusnano, que é financiada pelo estado russo, anunciou um controverso software que será instalado em todas as escolas do país (ou ao menos, esse é o plano). Começaram dizendo que era pra monitorar a quarentena, seguindo pelo sistema os rostos reconhecidos que vieram de viagem da China.




Cerca de 2.500 pessoas que chegaram de viagem da China foram fichadas no aeroporto e as autoridades mandaram elas ficarem numa quarentena de duas semanas. O sistema de reconhecimento garantia que elas não pudessem andar na rua.

Mas agora, aparentemente, o sistema não será usado pra isso. O governo anunciou que ele será instalado em escolas pra monitorar possíveis fugas de crianças e ao mesmo tempo evitar intrusos. Os "alvos" são identificados via vídeo e sistemas de imagens térmicas baseadas em algoritmos desenvolvidos pela empresa Elvees NeoTek.

O sistema JÁ FOI instalado em 1608 escolas, e o plano é de que seja em 43.000 escolas. Crianças poderão ser "seguidas" pelo sistema ao matarem aula, e professores poderão ser detectados automaticamente, eliminando a necessidade de baterem ponto pra comprovarem presença.

Mas o que mais chamou a atenção foi o nome do sistema: Orwell, que por coincidência é o sobrenome de George Orwell, autor do livro "1984", onde um mega-estado totalitário domina todos os âmbitos da vida dos cidadãos.

Fonte: NY Post