Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Endeavor RX é aprovado oficialmente como o 1º jogo médico que trata de déficit de atenção


A Food and Drug Administration, uma agência federal do departamento de saúde dos EUA, aprovou oficialmente o uso médico do jogo Endeavor RX para pacientes que sofrem com déficit de atenção. O jogo, da Akili Interactive, ativa o cortex pré-frontal, área afetada por quem sofre do transtorno.

Unindo estímulos sensíveis com desafios motores, o jogo ativa justamente as partes que a criança precisa pra combater o déficit. 


"Conforme a criança progride no gameplay, a tecnologia continuamente mede a performance e usa algoritmos adaptativos pra ajustar a dificuldade e personalizar a experiência do tratamento pra cada indivíduo", disse um porta-voz da Akili.

O jogo terá que ser receitado por um médico, e só poderá ser baixado no celular se a receita for apresentada. O tratamento visará crianças de 6 a 12 anos. Foram sete anos desenvolvendo e completando um estudo controlado usando o jogo. Os resultados científicos comprovando a eficácia do tratamento foram publicados na revista científica Lancet Digital Health Journal. Pra quem é do ramo científico, pode ver o paper clicando aqui.

600 crianças foram acompanhadas durante o tratamento com o jogo pra que fosse feito o estudo. 50% das crianças apresentaram aumento no foco cognitivo durante o primeiro mês. 68% durante o segundo mês.

A esperança é que com essa eficácia o jogo tire a necessidade de remédios pra certos pacientes, já que eles podem ter efeitos colaterais. O jogo será lançado nos próximos meses. As crianças, ademais, vão achar que estão vivendo em um sonho ao verem seus pais insistindo pra que elas joguem algo.


Fonte: Observer